Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele

Revista Insignare Scientia - RIS

Endereço:
Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, - n. 1580 - São Pedro
Cerro Largo / RS
97900-000
Site: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS
Telefone: (49) 2049-3128
ISSN: 2595-4520
Editor Chefe: Rosangela Ines Matos Uhmann
Início Publicação: 20/06/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Física, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Química, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 5
Autores: Januza Fontes Vasconcelos, Vera Lúcia Brobowski, Francele Abreu Carlan, Camila Salgado Lemke, Lucas Schneider Lopes
Autor Correspondente: J.F. Vasconcelos | [email protected]

Palavras-chave: jogo didático; genética; ensino lúdico; ensino superior.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho é um relato sobre a elaboração e posterior aplicação de um jogo didático -projeto proposto pela professora de Genética Geral e desenvolvido por três alunas do quinto semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o qual foi aplicado durante uma aula da professora da disciplina. O jogo didático “Genética:sabe, passa ou repassa?” teve como objetivo principal desenvolver e relembrar os conhecimentos estudados em aula sobre herança quantitativa, especificamente sobre os genótipos e os fenótipos relacionados à cor da pele humana. Para a construção do jogo foram utilizados apenas materiais simples, de baixo custo, e de fácil obtenção. Após a realização da atividade, foi aplicado um questionário para avaliar a compreensão sobre o jogo. Os resultados obtidos estão em acordo com aqueles encontrados na literaturas obre o uso de jogos didáticos nas escolas, ou seja, que os mesmos são uma alternativa lúdica de ensino muito válida, podendo despertar maior interesse em aprender por parte do aluno.

Resumo Inglês:

The present work is an account of the elaboration and subsequent application of a didactic game, a project proposed by the professor in charge of the General Genetics discipline and developed by three students of the fifth semester of the undergraduate course in Biological Sciences at UFPel, which was applied in the classroom to colleagues during the classes of the discipline's teacher. The didactic game “Genetics: do you know, pass or pass on?”had as main objective to develop and remember the knowledge studied in class on quantitative heritage, specifically, on the genotypes and phenotypes related to skin color. For the construction of the game, only simple, low-cost materials that are easilyfound were used. After the application of the activity, a questionnaire was applied to assess the understanding ofthegame.Theresultsobtainedareinagreementwiththosefoundintheliteratureonthe use of educational games in schools, that is, that games are a very valid educational alternative andcan arouse a greater interest in learning by thestudent.