HABILIDADES NUMÉRICAS EM CRIANÇAS SURDAS: CONTRIBUTOS TEÓRICOS PARA O USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS

Revista Espaço

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Telefone: (21) 2285-7546
ISSN: 25256203
Editor Chefe: Wilma Favorito
Início Publicação: 31/12/1989
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

HABILIDADES NUMÉRICAS EM CRIANÇAS SURDAS: CONTRIBUTOS TEÓRICOS PARA O USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS

Ano: 2024 | Volume: Especial | Número: 61
Autores: Lília Marcelino, Conceição Costa
Autor Correspondente: Lília Marcelino | [email protected]

Palavras-chave: Surdez; Habilidades Numéricas; Desempenho Matemático; Recursos Pedagógicos Digitais; Videojogo Educacional

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho fornece um enquadramento teórico sobre temas aplicáveis em ambientes escolares inclusivos para alunos surdos, abordando o impacto e a importância da matemática na vida quotidiana, a aplicação de recursos pedagógicos visuais e dinâmicos no ensinar a aprender matemática – recorrendo a curtas-metragens, documentários, videojogos. Aborda a forma como a mente humana, especialmente em crianças surdas, desenvolve a competência matemática. Além disso, destaca a necessidade de formação avançada para professores e educadores sobre o desenvolvimento da competência matemática em crianças surdas e ouvintes, abordando os fatores cognitivos e não cognitivos que afetam o desempenho matemático. Termina com a apresentação de um estudo empírico sobre o potencial do videojogo educacional inclusivo “Planeta em Perigo: Uma Aventura Espacial”, desenvolvido com o objetivo de promover habilidades numéricas em crianças surdas (e ouvintes) e na identificação das estratégias de resolução de problemas utilizadas por cada participante no estudo. O videojogo “Planeta em Perigo: Uma Aventura Espacial” pode assim facilitar a criação de programas de apoio personalizados para cada estudante.



Resumo Inglês:

This work provides theoretical topics applicable in inclusive school environments for deaf students, such as addressing the impact and importance of mathematics in everyday life, the application of visual and dynamic pedagogical digital resources such as short films and documentaries in teaching to learn mathematics. Also, approach how the mind, especially of deaf children, develops mathematical competence. In addition, it highlights the need for advanced training for teachers and educators about the development of mathematical competence in deaf and hearing children, addressing the cognitive and non-cognitive factors that affect mathematics achievement. At last, an empirical study on the potential of an inclusive mathematical video game, “Planet in Danger: A Space Adventure”, is presented. “Planet in danger: A Space Adventure”, was developed with the aim of promoting numerical skills in deaf (and hearing) children and the identification of resolution strategies of problems used by each participant in the study. The video game “Planet in Danger: A Space Adventure” can therefore facilitate the creation of personalized support programs for each student.