HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma experiência em construção

TICs & EaD em Foco

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Site: https://ticsead.uemanet.uema.br
Telefone: (98) 3245-5461
ISSN: 2447-5726
Editor Chefe: Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Início Publicação: 27/10/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma experiência em construção

Ano: 2018 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: Luiz Carlos Murakami, Luiz Cláudio de Mello Braga, Henrique Sérgio Lima Pequeno, Márcia Zabdiele Moreira
Autor Correspondente: Luiz Carlos Murakami | [email protected]

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos, Educação a distância, Narrativa.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação promove cada vez mais desafios para garantir a motivação dos alunos sobre o conteúdo das disciplinas, principalmente, no ensino a distância. Uma abordagem ainda incipiente, mas com enorme potencial é o uso das Histórias em quadrinhos para alcançar a aprendizagem significativa. A metodologia da pesquisa foi a pesquisa-ação, pois os autores são parte da equipe de desenvolvimento do projeto. A construção do experimento foi dividida em três etapas distintas: a produção, a navegação e a pesquisa com os alunos. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi descrever apenas a primeira etapa, a produção da história em quadrinhos da disciplina de Macroeconomia no curso superior de gestão pública a distância da UAB. A equipe do experimento contou com um coordenador de projeto, um roteirista, um desenhista e o professor conteudista. Inicialmente foi usado o modelo proposto por Garone et al. (2016), no entanto, devidos aos conhecimentos envolvidos serem bastantes distintos, constatou-se que há uma lacuna de conhecimentos significativa entre os atores. Concluiu-se pela adaptação do modelo para promover mais agilidade, qualidade e integração ao processo escolhendo o seguinte: briefing e análise, roteiro, avaliação, layout, avaliação, arte-final, colorização e balonamento. Tal modelo proporcionou à equipe interdisciplinar uma visão sistêmica e um objeto nivelador (layout) para que a construção do material fosse feita com rapidez e com boa qualidade.



Resumo Inglês:

The use of Information and Communication Technologies (ICTs) in education promotes more and more challenges to ensure students’ motivation about the content of the subjects, especially in distance education. One still incipient approach but with enormous potential is the use of Comic Books to achieve meaningful learning. The research methodology was action research, since the authors are part of the project development team. The construction of the experiment was divided into three distinct stages: production, navigation and research with students. In this sense, the objective of the present work was to describe only the first stage, the comic book production of the discipline of Macroeconomics in the UAB public management higher education course. The experiment team had a project coordinator, a scriptwriter, a draftsman, and the content teacher. Initially, the model proposed by GARONE et all (2016) was used, however, due to the knowledge involved being quite different, it was verified that there is a significant knowledge gap between the actors. It was concluded by adapting the model to promote more agility, quality and integration to the process choosing the following: briefing and analysis, script, evaluation, layout, evaluation, artwork, colorization and ballooning. This model provided the interdisciplinary team with a systemic vision and a leveling object (layout) so that the construction of the material was done quickly and with good quality.



Resumo Espanhol:

El uso de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) en la educación promueven cada vez más desafíos para garantizar la motivación de los alumnos sobre el contenido de las asignaturas, principalmente, en la enseñanza a distância. Un enfoque aún incipiente, pero con enorme potencial es el uso de las historietas para alcanzar el aprendizaje significativo. La metodología de la investigación fue la investigación-acción, pues los autores son parte del equipo de desarrollo del proyecto. La construcción del experimento se dividió en tres etapas distintas: la producción, la navegación y la investigación con los alumnos. En este sentido, el objetivo del presente trabajo fue describir sólo la primera etapa, la producción de historieta de la asignatura de Macroeconomía en el curso superior de gestión pública a distância de la UAB. El equipo del experimento contó con un coordinador de proyecto, un guionista, un dibujante y el profesor conteudista. En primer lugar se utilizó el modelo propuesto por GARONE et all (2016), sin embargo, debido a los conocimientos involucrados seren bastantes distintos, se constató que hay una laguna de conocimientos significativos entre los actores. Se concluyó por la adaptación del modelo para promover más agilidad, calidad e integración al proceso eligiendo lo siguiente: briefing y análisis, guión, evaluación, layout, evaluación, arte-final, coloración y balonamiento. Este modelo proporcionó al equipo interdisciplinario una visión sistémica y un objeto nivelador (layout) para que la construcción del material se hiciera con rapidez y con buena calidad.