Ideologia e reconhecimento: reflexões sobre a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira

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ISSN: 1676-2592
Editor Chefe: Antonio Carlos Dias Junior
Início Publicação: 30/09/1999
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Educação

Ideologia e reconhecimento: reflexões sobre a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira

Ano: 2015 | Volume: 17 | Número: 1
Autores: V. F. Roland, A. J. R. Vitorino
Autor Correspondente: V. F. Roland | [email protected]

Palavras-chave: afro-brasileiros, programa nacional do livro didático, reconhecimento, ideologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo apresentar problematizações a respeito do cumprimento da Lein.º11.645,de 2008, que trata da obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileirae indígena1em todas as disciplinas do currículo. Serão analisadas duas sequências didáticas cujas temáticas África, africanos e negros estão presentesno livrode espanholCercaníasétimo ano,aprovado no PNLD-2014 anos finais do Ensino Fundamental. As bases teóricas dessas análises serão a Teoria da Luta por Reconhecimento,deAxel Honneth (2009) e o conceito de Ocultação Ideológica,de Michel Debrun (1959; 1989; 1990). A primeira por permitir construir argumentos a partir da educação contra formas de desrespeito. A segunda porque explica os mecanismos que atuam no sentido de obliterar o estudante e impedi-lo de ver-se como “sujeito” e “agir como cidadão” (BRASIL, 2006). A partir da primeira análise,observamos que o material apresenta subsídios ao professor mediador que permitem o reconhecimento intersubjetivo ao aluno (HONNETH, 2009). Já na segunda, vemos que a Ocultação Ideológica oblitera o leitor e não lhe permite ver que o convívio harmônico entre as raças indígena, negra africana e europeia é um referencial ideológico gerador do analogonque oculta a dissimetria entre o ápice e a base da pirâmide social brasileira (DEBRUN, 1959; 1989).



Resumo Inglês:

This work discusses issues regarding the fulfillment ofthe law 11,645/2008 that deals with mandatory african-Brazilian and indigenous history and culture content in all curriculum subjects. Two instructional sequences presenting this theme are analyzed, both found in the seventh volume of the Cercanía Spanish book collection, approvedby PNLD-2014 for adoption in the last years of Brazilian elementary school. The theoretical basis of these analyzes are the Axel Honneth's Theory of the Struggle for Recognition (HONNETH; 2009) and the Michel Debrun's Ideological Concealment (1959; 1989; 1990). The first theory produces arguments for education against forms of disrespect. The second one explains the mechanisms that act to obliterate the student and prevent him from seeing himself as a "subject" and "act as a citizen." From the first analysis we observe that the material provides sources for the teacher/mediator, allowing inter-subject recognition for the student (HONNETH; 2009). In the second analysis, we observe that the Ideological Concealment obliterates thereader and do not let him to seethat the harmonious coexistence between indigenous, European and black races is a referential illusion, an analogon generator that hides the asymmetry between the top and the bottom of the Brazilian social pyramid (DEBRUN, 1959; 1989).



Resumo Espanhol:

Es objetivo de este artículo es presentar cuestionamientosacerca del cumplimiento de la Ley n.º 11.645 de 2008, que respecta a la obligatoriedad de la temática historia y cultura afrobrasileñae indígenaen todas las asignaturas del currículo. Se analizarán dos secuencias didácticas cuyastemáticas África, africanos y negros están presentesdel libroCercanía,español,séptimo año,aprobado en el PNLD-2014 años finales de la enseñanza primaria. Las bases teóricas de esos análisis serán la Teoría de la Lucha por el Reconocimiento de Axel Honneth (2009) y el concepto de Ocultación Ideológica de Michel Debrun (1959; 1989; 1990). La primera por permitir construir argumentos por la educación en contra formas de falta de respeto. La segunda porque explica los mecanismos que actúan en el sentido de obliterar el estudiante e impedirlo de verse como “sujeto” y “actuar como ciudadano” (BRASIL, 2006). A partir del primer análisis observamos que el material presenta subsidios al profesor mediador que les permiten el reconocimiento intersubjetivo al alumno (HONNETH, 2009). Ya en el segundo, vimos que la Ocultación Ideológica oblitera al lector y no le permite ver que la convivencia armónica entre las razas indígena, negra africana y europea es unreferencial ideológico generador del analogonque oculta la disimetría entre el ápice y la base de la pirámide social brasileña (DEBRUN, 1959; 1989).