Analisaremos, neste artigo, o uso da imagem como recurso educativo à sensibilização
humana. Nós nos fundamentaremos em Hegel, em Aumont e Morin. Nossa construção
teórico-metodológica será tecida com os fios da história social, pois ela nos permite
compreender que as relações sociais constituem o fundamento da expressão artÃstica.
Por considerar a arte como parte constitutiva do fazer humano na sua totalidade - o
sensÃvel, o ético e o cognitivo-, observamos que a análise de imagens artÃsticas tornam
o olhar da pessoa mais atento às representações e aos seus significados. É, pois, por
acreditarmos que a imagem pode sensibilizar e possibilitar a conscientização do
sujeito que a apontamos como fonte para a História e a História da Educação.
This paper examines the use of images as an educational resource towards human
awareness, and is based on Hegel, Amount and Morin. Our theoretical-methodological
construction touches on social history, which helps us to understand that social relations
constitute the foundation of artistic expression. While considering art as a constituent
part of the totality of human actions – the sensitive, ethical and cognitive aspects – we
observed that the analysis of artistic images makes people look more attentively at
representations and their meanings. As a source of analysis in History and History of
Education, images can sensitize and enable awareness in people.
Analizaremos, en este artÃculo, el uso de la imagen como recurso educativo importante
a la sensibilización humana. Nos fundamentaremos en Hegel, en Aumont y Morin.
Nuestra construcción teórico-metodológica será tejida con los hilos de la historia
social, pues ella nos permite comprender que las relaciones sociales constituyen
el fundamento de la expresión artÃstica. Por considerar el arte como parte constitutiva
del quehacer humano en su totalidad – en lo sensible, lo ético y lo cognitivo –,
observamos que el análisis de imágenes artÃsticas tornan la mirada de la persona
más atenta a las representaciones y a sus significados. Es, pues, por creer que la imagen
puede sensibilizar y posibilitar la concienciación del sujeto, que la apuntamos como
fuente para la Historia y la historia de la Educación..