Neste artigo, as contribuições de aportes pós-estruturais e pós-fundacionais são mobilizadas para sustentar a (im)possibilidade de uma Educação Integral (EI). De uma perspectiva discursiva de interpretação dos fenômenos sociais, a EI é entendida como um nome que se hegemoniza, passando a representar uma promessa de plenitude-por-vir humana e social. O nome Educação Integral é assumido, a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, como um significante saturado de significados em disputas incessantes para fixar uma identidade plena e idealizada. Um processo em que lógicas ou narrativas fantasmáticas prometem a ‘salvação’ humana e uma plenitude-por-vir. Como material empírico, foram selecionadas quatro experiências de EI: Centro Educacional Carneiro Ribeiro (CECR), Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC)e o Programa Mais Educação (PME), assumidas como políticas curriculares, a partir das quais são interpretados sentidos dessas lógicas articulados e negociados nos textos políticos.
The current article usespost-structural and post-foundational contributions to substantiate the (un)likelihood of Integral Education (IE). Based on a discursive perspective applied to interpret socialphenomena, IE is herein understood as a hegemonized name that represents the promise of a human and social fullness-to-come. Based on Ernesto Laclau’s Discourse Theory, the name Integral Education is assumed as a signifier saturated by meanings that are in continuousdisputes to establish a full and idealized identity through a process whose phantasmiclogics or narratives promise human ‘salvation’ and fullness-to-come. Four IE experiences were herein selected as empirical material, namely: Carneiro Ribeiro Education Center (CECR -Centro Educacional Carneiro Ribeiro), Integrated Center for Public Education (CIEP -Centro Integrado de Educação Pública), Comprehensive Child Care Center (CAIC -Centro de Atenção Integral à Criança) and More Education Program (PME -Programa Mais Educação); they were assumed as curricular policies adopted to interpret the meanings of the logics that are articulated and negotiated in political texts.
En este artículo se movilizan los aportes de los aportes posestructurales y posfundacionales para apoyar la (im) posibilidad de la Educación Integral (IE). Desde una perspectiva discursiva de interpretación de los fenómenos sociales, la IE se entiende como un nombre que se hegemoniza, convirtiéndose en una promesa de plenitud humana y social por venir. Se asume el nombre Educación Integral, de la Teoría del Discurso de Ernesto Laclau, como un significante saturado de significados en incesantes disputas para fijar una identidad plena e idealizada. Un proceso en el que las lógicas o narrativas fantasmales prometen la "salvación" humana y una plenitud por venir. Como material empírico, se seleccionaron cuatro experienciasde IE: Centro Educacional Carneiro Ribeiro (CECR), Centro Integrado de Educación Pública (CIEP), Centro de Atención Integral a la Infancia (CAIC) y Programa Mais Educação (PME), asumidos como políticas curriculares , a partir del cual se interpretan los significados de estas lógicas articuladas y negociadas en los textos políticos.