Neste artigo compartilhamosreflexões oriundas das práticas desenvolvidas na pesquisa de doutorado (em andamento), com adultos(55+), cuja temática é a improvisação em dança. A pesquisa caracteriza-se pelainvestigação artístico-pedagógica, de abordagem qualitativa e exploratória.Esterecorte tem por objetivo refletirsobre os impactos dos saberes sobre percepção, atenção e escuta nas construções de conhecimento vivenciadas nos estudos sobre improvisação em dança. Neste sentido, apresentamosacontextualização geral sobre a improvisação em dança, a seguir discorremossobre os três norteadores –percepção,atenção e escuta –e seus impactos na improvisação, depois trazemosargumentações sobre a improvisação como experiência educativa. Finalmente, fazemosconsiderações sobre a potência do estudo da improvisação como um meio para sevivenciar o presente imediato de maneira criativa, consciente de que o improvisador–dequalquer idade–é o compositor das experiências,das decisões portadoras de significados que impactam na construção da cena artística e davida.
In this article, we share reflections from the practices developed in my Ph.D.research(in progress), with 50+ adults, whose theme is improvisation indance. The research is characterized by an artistic-pedagogical investigation, with a qualitative and exploratory approach.This cut that I present aims to present reflections on the impacts of studies on perception, attention and listening in the knowledge construction experienced in studies on improvisation in dance. In this sense, we present a general contextualization about improvisation in dance, then we discuss the three guides -perception, attention and listening-and their impacts on improvisation, then we bring arguments about improvisation as an educational experience.Finally, we make considerations about the power of the study of improvisation as a means to learn to experience the immediate present in a creative way, aware that the improviser (of any age) is the composer of experiences, of the decisions that impact the construction of the artistic and life scene.
En este artículo, compartimosreflexiones surgidas de prácticas desarrolladas en investigación doctoral (en curso), con adultos mayores de 50 años, cuyo tema es la improvisación en la danza. La investigaciónse caracteriza por una investigación artístico-pedagógica, con un enfoque cualitativo y exploratorio. Este fragmento tiene como objetivo reflexionarsobre los impactos de los estudios sobre la percepción, la atención y la escucha en la construcción del conocimiento experimentado en los estudios sobre improvisación en danza. En este sentido, presentamos unacontextualización general sobre la improvisación en la danza, luego discutimoslos tres principios rectores -percepción, atención y escucha -y sus impactos en la improvisación, luego traemosargumentos sobre la improvisación como una experiencia educativa. Finalmente, consideramosel impactode estudiar la improvisación como un medio para aprender a experimentar el presente inmediato de manera creativa,consciente de que el improvisador (de cualquier edad) es el compositor de experiencias, de decisiones que cargan significados que impactan en la construcción de escena del arte y la vida.