Este artigo traz os resultados de uma pesquisa, baseada em um experimento didático, que teve como sujeitos um grupo de alunos do nono ano do ensino fundamental. O estudo teve como tema a generalização de padrões e previu a realização de sessões para resolução de problemas que tinham como parte da estratégia o emprego de tecnologias, inclusive de caráter digital, com destaque para o software GeoGebra. Assim, a investigação assumiu um caráter qualitativo, com um delineamento suportado pelos conceitos da engenharia didática. Em termos teóricos, a investigação encontrou sustentação na teoria das situações didáticas e nos autores relacionados à temática central, como Dreyfus, Zazkis e Mason. As interações entre as duplas formadas para resolução dos problemas evidenciaram que a estratégia didática planejada proporcionou que os sujeitos refletissem sobre as propostas abordadas, provendo soluções matematicamente válidas para as atividades, com o recurso a um conjunto de tecnologias disponíveis, digitais e não digitais, em convergência.
This article brings the results of a research, based on a didactic experiment, which had as subjects a group of students in the ninth grade of elementary school. The subject of the study was the generalization of patterns and it provided for problem solving sessions that had as part of the strategy the use of technologies, including digital technologies, with emphasis on the GeoGebra software. Thus, the investigation assumed a qualitative character, with an outline supported by the concepts of didactic engineering. In theoretical terms, the investigation found support in the theory of didactic situations and in authors related to the central theme, such as Dreyfus, Zazkis and Mason. The interactions between the pairs formed to solve the problems showed that the planned didactic strategy allowed the subjects to reflect on the proposals addressed, providing mathematically valid solutions for the activities, using a set of available technologies, digital and non-digital, in convergence.
Este artículo trae los resultados de una investigación, basada en un experimento didáctico, que tuvo como sujetos a un grupo de estudiantes del noveno grado de la enseñanza fundamental. El tema de estudio fue la generalización de patrones y preveía sesiones de resolución de problemas que tenían como parte de la estrategia el uso de tecnologías, incluyendo tecnologías digitales, con énfasis en el software GeoGebra. Así, la investigación asumió un carácter cualitativo, con un esquema sustentado en los conceptos de la ingeniería didáctica. En términos teóricos, la investigación encontró apoyo en la teoría de las situaciones didácticas y en autores afines al tema central, como Dreyfus, Zazkis y Mason. Las interacciones entre las parejas formadas para resolver los problemas mostraron que la estrategia didáctica planificada permitió a los sujetos reflexionar sobre las propuestas abordadas, brindando soluciones matemáticamente válidas para las actividades, utilizando un conjunto de tecnologías disponibles, digitales y no digitales, en convergencia.
Cet article apporte les résultats d'une recherche, basée sur une expérience didactique, qui avait pour sujets un groupe d'élèves de la neuvième année de l'école primaire. Le sujet de l'étude était la généralisation des patrons et prévoyait des séances de résolution de problèmes qui avaient dans le cadre de la stratégie l'utilisation des technologies, y compris les technologies numériques, en mettant l'accent sur le logiciel GeoGebra. Ainsi, l'enquête a pris un caractère qualitatif, avec une esquisse appuyée par les concepts de l'ingénierie didactique. Sur le plan théorique, l'enquête a trouvé un appui dans la théorie des situations didactiques et chez des auteurs liés au thème central, tels que Dreyfus, Zazkis et Mason. Les interactions entre les paires formées pour résoudre les problèmes ont montré que la stratégie didactique prévue permettait aux sujets de réfléchir sur les propositions adressées, apportant des solutions mathématiquement valables pour les activités, en utilisant un ensemble de technologies disponibles, numériques et non numériques, en convergence.