Indústria cultural e formação docente: análise de teses e dissertações presentes na CAPES (2014-2018)

Revista Ibero-America de Estudos em Educação

Endereço:
Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 - Caixa Postal 174 - Campos Ville
Araraquara / SP
14800-901
Site: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/index
Telefone: (14) 9636-1312
ISSN: 1982-5587
Editor Chefe: José Luís Bizelli
Início Publicação: 31/12/2005
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Indústria cultural e formação docente: análise de teses e dissertações presentes na CAPES (2014-2018)

Ano: 2019 | Volume: 14 | Número: Especial
Autores: Solange Franci Raimundo Yaegashi, Lucilia Vernaschi de Oliveira, Isaias Batista de Oliveira Júnior
Autor Correspondente: Solange Franci Raimundo Yaegashi | [email protected]

Palavras-chave: Adorno, Formação docente, Indústria cultural.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse estudo insere-se na discussão acerca do atual contexto de formação docente influenciado pelos ditames da indústria cultural. O recorte proposto para o trabalho busca problematizar a referida temática apoiada nos referenciais teóricos da Escola de Frankfurt representada por Theodor W. Adorno, dentre outros pensadores. Com isso, objetivamos analisar o uso da Teoria Crítica da Sociedade utilizada na fundamentação de pesquisas stricto sensu sobre formação docente no Brasil, entre os anos de 2014 a 2018. Os resultados apontam para a importância da teoria adorniana na fundamentação crítica de estudos sobre a formação de professores em nosso país, entendida no processo de produção e consumo capitalista que se vale da arte como manobra de alienação e massificação da grande massa.



Resumo Inglês:

This study is part of the discussion about the current context of teacher education influenced by the dictates of the cultural industry. The approach proposed for this work seeks to problematize the aforementioned theme supported by the theoretical references of the Frankfurt School represented by Theodor W. Adorno, among other thinkers. Thus, we aim to analyze the use of the Critical Theory of Society used in the foundation of stricto sensu research on teacher education in Brazil, from 2014 to 2018. The results point to the importance of the Adornian theory in the critical foundation of studies on the formation of teachers in our country, understood in the process of capitalist production and consumption, that uses art as a maneuver of alienation and massification of the great mass



Resumo Espanhol:

El estudio se insiere en la discusión acerca del actual contexto de formación docente influenciado por los dictámenes de la industria cultural. El recorte propuesto para el trabajo busca problematizar el dicho tema apoyado en los referenciales teóricos de la Escuela de Frankfurt representada por Theodor W. Adorno, entre otros pensadores. Con ello, tenemos por objeto analizar el uso de la Teoría Crítica de la Sociedad utilizada en la fundamentación de investigaciones stricto sensu sobre formación docente en Brasil, entre los años 2014 y 2018. Los resultados señalan la importancia de la teoría adorniana en la fundamentación crítica de estudios sobre la formación del profesorado en nuestro país, comprendida en el proceso de producción y consumo capitalista que se vale del arte como manobra de alienación y masificación de la gran masa.