AS INTERFACES DE UM ROMANCE POLICIAL NA PÓS-MODERNIDADE: O CASO DE BUFO & SPALLANZANI, DE RUBEM FONSECA (1985)

Revista Nupem

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ISSN: 2176-7912
Editor Chefe: Frank Antonio Mezzomo
Início Publicação: 31/07/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

AS INTERFACES DE UM ROMANCE POLICIAL NA PÓS-MODERNIDADE: O CASO DE BUFO & SPALLANZANI, DE RUBEM FONSECA (1985)

Ano: 2010 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Priscila Costa Domingues, Maria Lídia Lichtscheidl Maretti
Autor Correspondente: Priscila Costa Domingues | [email protected]

Palavras-chave: Rubem Fonseca, Bufo & Spallanzani, literatura culta e romance policial

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao elaborar Bufo & Spallanzani (1985), Rubem Fonseca escreve uma narrativa que segue os preceitos do romance policial tradicional, com um crime que acontece antes de o relato começar e um detetive honesto que quer descobrir o culpado. Mas ele rompe com estes preceitos logo em seguida: o escritor discute ao mesmo tempo como se faz um romance policial e as suas principais características. Assim, o autor constrói um texto para “todos” os leitores: o da literatura de massa que está interessado na história do crime, e o da literatura culta que está interessado no que está por trás da história, no caráter metalinguístico da obra. Esses elementos colaboram para que se considere Bufo & Spallanzani uma referência do romance policial pós-moderno já que, não sendo somente um livro policial, ele também é um romance policial, no contexto literário da pósmodernidade.