Jogos eletrônicos e aprendizagem: aspectos motivacionais na percepção de jovens jogadores

Revista Nupem

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ISSN: 2176-7912
Editor Chefe: Frank Antonio Mezzomo
Início Publicação: 31/07/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Jogos eletrônicos e aprendizagem: aspectos motivacionais na percepção de jovens jogadores

Ano: 2015 | Volume: 7 | Número: 12
Autores: Daniela Karine Ramos
Autor Correspondente: Frank Mezzomo | [email protected]

Palavras-chave: Jogos eletrônicos, desafios, aprendizagem, motivação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho tem o objetivo discutir os aspectos motivacionais presentes nos jogos eletrônicos e suas relações com a aprendizagem, apontando para possíveis contribuições às dinâmicas do contexto escolar. A pesquisa realizada caracteriza-se por ser um estudo exploratório e qualitativo, utilizando como procedimentos para coleta a observação naturalística e a entrevista. A partir disso, descrevem-se aspectos relacionados à atratividade dos jogos – a satisfação de desejos, a competição e a superação de desaos – e as contribuições à aprendizagem – a contextualização do conteúdo, a proposição de problemas e o exercício da autonomia.



Resumo Inglês:

This paper aims to discuss the motivational aspects in the electronic games and its connection with the learning, pointing to possible contributions to the dynamics of the school context. The research done is an exploratory and qualitative study, using procedures for data collection such as naturalistic observation and interviewing. Based on that, it is described aspects related to attractiveness of the games – satisfaction of desires, competition and overcoming challenges – and the contributions to learning – contextualization of the content, the proposition of problems and the autonomy exercise.