JOGOS ELETRÔNICOS E AS DIFERENÇAS DE HÁBITOS ENTRE OS GÊNEROS // ELECTRONIC GAMES AND DIFFERENCES IN HABIT BETWEEN GENRES

Revista de Psicologia

Endereço:
Avenida da Universidade - 2762 - Benfica
Fortaleza / CE
60020-180
Site: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/index
Telefone: (85) 3366-7736
ISSN: 2179-1740
Editor Chefe: Cassio Adriano Braz de Aquino
Início Publicação: 26/01/2018
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Psicologia

JOGOS ELETRÔNICOS E AS DIFERENÇAS DE HÁBITOS ENTRE OS GÊNEROS // ELECTRONIC GAMES AND DIFFERENCES IN HABIT BETWEEN GENRES

Ano: 2023 | Volume: 14 | Número: 0
Autores: F. P. Lasmar, C. T. Simas, F. A. Maia, G. J. C Ribeiro
Autor Correspondente: F. P. Lasmar | [email protected]

Palavras-chave: Mulheres, jogos de vídeo, tecnologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo busca analisar as características de 135 acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada em relação aos jogos virtuais violentos. Isto foi feito por meio da comparação entre o grupo feminino e o grupo masculino, apontando suas diferenças e correlacionando as causas e consequências da construção social de gênero pautada nos princípios masculinos, o que secundariza o papel das mulheres. A metodologia utilizada foi o estudo observacional transversal com aplicação de um questionário virtual, o qual resultou em diferenças significativas entre o sexo (44,4% mulheres e 55,6% homens), o tempo de jogo e o uso de smartphones (66,1% mulheres e 33,9% homens). Ao final, foi percebido que as mulheres jogam menos que o sexo masculino e preferem o uso dos smartphones. Apesar disso, é nítido o crescente número de participantes nesse contexto e novos estudos devem ser encorajados para complementar os questionamentos levantados e para buscar compreender melhor os aspectos sociais e pessoais que influenciam esses padrões no hábito de jogar.



Resumo Inglês:

This article seeks to analyze the characteristics of 135 academics from a private Higher Education Institution (HEI) in relation to violent virtual games. This is done by comparing the female and male groups, pointing out their differences and correlating the causes and consequences of the social construction of gender based on male principles, which makes the role of women secondary. The methodology used was a cross-sectional observational study with the application of a virtual questionnaire, which resulted in significant differences between gender (44,4% women and 55,6% men), playing time and use of smartphones (66,1% women and 33,9% men). In the end, it was noticed that women play less than men and prefer the use of smartphones. Despite this, the growing number of participants in this context is clear and new studies should be encouraged to complement the questions raised and to seek to better understand the social and personal aspects that influence these patterns in the habit of gambling.