Jogos online como espaço de construção identitária: uma perspectiva do círculo mágico em League of Legends

Simbiótica

Endereço:
Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514, IC II, Sl. 21 - Goiabeiras
Vitória / ES
29075-910
Site: http://periodicos.ufes.br/simbiotica/index
Telefone: (27) 4009-7619
ISSN: 2316-1620
Editor Chefe: Claudio Marcio Coelho
Início Publicação: 31/05/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Multidisciplinar

Jogos online como espaço de construção identitária: uma perspectiva do círculo mágico em League of Legends

Ano: 2024 | Volume: 11 | Número: 3
Autores: Simone Artifon, Rebeca Recuero Rebs, Nalva de Lima Lorenzatto
Autor Correspondente: Simone Artifon | [email protected]

Palavras-chave: jogos online, círculo mágico, identidade, League of Legends

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo investiga a construção identitária em jogos online, centrando-se na perspectiva do círculo mágico em League of Legends. O objetivo situa-se em compreender como são configuradas as identidades dos seus jogadores. A discussão teórica incluiu a problematização dos conceitos de círculo mágico em jogos online e da construção identitária nesses ambientes. Através da abordagem metodológica qualitativa, o estudo proporciona uma compreensão do efeito do círculo mágico. Dentro desse espaço, os jogadores não apenas participam, mas forjam e habitam suas identidades, consolidando o League of Legends como um ambiente dinâmico, multifacetado e imersivo, em que elementos audiovisuais, interações e narrativas convergem para experiências singulares e personalizadas; por meio deles, os jogadores revelam traços de si e incorporam novas facetas identitárias oriundas dessas construções no jogo ao seu eu, sugerindo um importante papel desses ambientes digitais na constituição identitária do sujeito.