JURISTAS E O PERIODISMO ACADÊMICO NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA UMA SOCIOLOGIA HISTÓRICA DO DIREITO (BRASIL, 1889-1930)

Direito em Movimento

Endereço:
Rua Dom Manuel, número 25, Centro
Rio de Janeiro / RJ
20.010-090
Site: https://ojs.emerj.com.br/index.php/direitoemmovimento/index
Telefone: (21) 3133-3886
ISSN: 21798176
Editor Chefe: Cristina Tereza Gaulia
Início Publicação: 30/04/2003
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Direito

JURISTAS E O PERIODISMO ACADÊMICO NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA UMA SOCIOLOGIA HISTÓRICA DO DIREITO (BRASIL, 1889-1930)

Ano: 2020 | Volume: 18 | Número: 2
Autores: Gabriel Cerqueira
Autor Correspondente: Gabriel Cerqueira | [email protected]

Palavras-chave: periodismo jurídico, cultura jurídica, sociologia do direito

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, vamos analisar o periodismo jurídico a partir de um estudo de caso do periodismo jurídico acadêmico na Primeira República (1889-1930). Selecionamos um conjunto de revistas, explicitadas no texto, e a partir destas tentaremos tecer algumas considerações teórico metodológicas sobre o trabalho com periódicos, seja como fonte, seja como objeto. Do ponto de vista teórico, o artigo reflete sobre a ação do periodismo na política transnacional do conhecimento, se apropriando, reinterpretando e divulgando ideias e conceitos que circulam no campo intelectual hegemônico. Sobre métodos, meditamos como lidar e tratar esse tipo material analítico empírico e suas vantagens e diferenças para uma sociologia ou história do direito. Essas considerações serão agrupadas em torno de duas frentes de observação: a do papel do periodismo jurídico de produção coletiva do conhecimento, e do papel de reprodução intelectual e de fator de convergência ideológica. Finalmente, o artigo almeja, com isso, destacar a importância dessas fontes na pesquisa empírica sobre o direito, mas também da utilidade de pensá-las como um objeto revelador da cultura jurídica nacional.