Distintas demandas e disputas podem ser percebidas nos mais variados contextos do campo educacional. Não obstante, também se diferenciam as concepções teórico-metodológicas da pesquisa em educação. Em uma abordagem discursiva, não essencialista, a partir da qual temos participado do debate curricular, rejeitamos uma unidade essencial e/ ou de fundamento último para o social. Assim, as exigências e/ ou solicitações diferenciais são reconhecidas como fluxos culturais, bem como efeitos de poder, uma vez produzidas no espaço-tempo aberto da enunciação, no qual o contexto é relevante para a comunicação, mas jamais estará dado tal como um sentido de totalidade para ser desvelado e meramente transmitido como cálculo. Dessa forma, procuramos contribuir com o debate no campo do currículo, compreendido como uma prática cultural sempre ambivalente, em que “o mesmo e o Outro” são iteradamente articulados na própria luta pela significação. Considerando a abordagem, buscamos o que está em jogo em algumas disputas políticas atuais, especificamente, no contexto de enunciação curricular articuladas por propostas de cunho reacionário e conservador. Para tal, propomos a leitura de três Projetos de Lei, os quais visam audaciosas alterações no campo: ensino religioso como solução para os problemas da educação; o criacionismo como conteúdo de ensino nas escolas; a criminalização dos docentes por assédio ideológico. Discutindo os projetos, esperamos contribuir com o debate, explicitando algumas reedições discursivas e as estratégias que põem em jogo, como a hibridização livre de discursos os mais variados, incluindo os do campo educacional.
Distinct demands and disputes can be perceived in the most varied contexts of the educational field. Nevertheless, the theoretical-methodological conceptions of research in education are also different. In a discursive, non-essentialist approach, from which we have participated in the curricular debate, we reject an essential and / or ultimate foundation for the social. Thus, differential demands and / or requests are recognized as cultural flows, as well as effects of power, once produced in the open spaceof enunciation, in which the context is relevant for communication, but will never be given as a sense of totality to be unveiled and merely transmitted as calculation. Thus, we seek to contribute to the debate in thefield of curriculum, understood as analways ambivalent cultural practice, in which "the same and the Other" are iterately articulated in the struggle for signification itself. Considering the approach, we seek what is at stake in some current political disputes, specifically in the context of curricular enunciation articulated by proposals of a reactionary and conservative nature. To this end, we propose the reading of three Bill of Laws, which aim audacious changes in the field: religious teaching as a solution to the problems of education; creationism as content of teaching in schools; the criminalization of teachers by ideological harassment. Discussing the projects, we hope to contribute to the debate, explaining some discursive reeditions and the strategies they put into play, such as hybridization free of the most varied discourses, including those of the educational field.
Se pueden percibir diferentes demandas y disputas en los más variados contextos del campo educativo. También se diferencian las concepciones teórico-metodológicas de la investigación en educación. En un enfoque discursivo, no esencialista, desde el que hemos participado en el debate curricular, rechazamos un fundamento esencial y / o último de lo social. Así, las demandas y / o demandas diferenciales se reconocen como flujos culturales, así como efectos de poder, una vez producidos en el espacio-tiempo abierto de la enunciación, en el que el contexto es relevante para la comunicación, pero nunca se dará como significado. de la totalidad para ser desvelado y simplemente transmitido como un cálculo. Así, buscamos contribuir al debate en el campo del currículum, entendido como una práctica cultural siempreambivalente, en la que “lo mismo y el Otro” se articulan iterativamente en la lucha por el sentido. Considerando el enfoque, buscamos lo que está en juego en algunas disputas políticas actuales, específicamente, en el contexto de la enunciación curriculararticulada por propuestas reaccionarias y conservadoras. Para ello, proponemos la lectura de tres proyectos de ley, que apuntan a cambios audaces en el campo: la educación religiosa como solución a los problemas de la educación; el creacionismo como contenido didáctico en las escuelas; la criminalización de los docentes por acoso ideológico. Al discutir los proyectos, esperamos contribuir al debate, explicando algunas reediciones discursivas y las estrategias que ponen en juego, como la libre hibridación de losmás variados discursos, incluidos los del ámbito educativo.