As Leis Dietéticas da Culinária Judaica

Revista Contextos da Alimentação

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ISSN: 22384200
Editor Chefe: Marcelo Traldi Fonseca
Início Publicação: 31/12/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

As Leis Dietéticas da Culinária Judaica

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Karlla Karinne Gomes de Oliveira, Maria do Rosário de Fátima Padilha,Neide Kazue Sakugawa Shinohara e Marcos José Correia
Autor Correspondente: Karlla Karinne Gomes de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Culinária judaica, alimento kasher, sinagoga Kahal Zur Israel.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Desde a diáspora os hábitos e costumes alimentares dos judeus têm variado
muito conforme às necessidades de adaptações, os períodos históricos e os locais
onde os judeus se estabeleceram. Da relação dialética da tradição judaica com a história, resulta uma diversidade de hábitos e costumes gastronômicos regidos sempre
pela Torá, livro sagrado dos judeus. Na cidade do Recife, Pernambuco, foi inaugurada
a primeira sinagoga das Américas no século XVII. Por causa da inquisição católica no
Brasil, em especial no nordeste, muitas famílias judias se mudaram para a nova Amsterdã, hoje conhecida como Nova York, outros foram para a zona da mata e sertão
nordestino, onde praticamente exerciam a atividade de produção de açúcar. A fixação
dos judeus e seus descendentes no nordeste provavelmente possibilitou o surgimento
de novas preparações culinárias como a carne de sol, para retirada dos resíduos de
sangue; o beiju em substituição do matzá, oferecido no Pessach e o tcholent, que influenciou a feijoada nordestina. Em decorrência da fundamentação religiosa, cultural,
econômica e política, a culinária judaica no nordeste brasileiro, incorporou os ingredientes locais, se adaptou e influenciou gerações posteriores de descendentes e não
descendentes, contribuindo na construção de uma culinária nordestina em formação,
mas mesmo sendo forçados à adaptação de sua culinária, estes se mantiveram fiéis
aos rituais judaicos da culinária kasher.



Resumo Inglês:

Since the Jewish Diaspora the dietary customs of Hebrew people have been
changed have been modified according to the need for adaptation, historical periods,
and places where the Jewish people settled. The dialectical relationship of Jewish culture has produced a variety of gastronomic habits and customs, always governed by
the Torah, the holy book of the Jews. In the 17th century, the first synagogue in the New
World was founded in Recife, Pernambuco State. Because of the Catholic Inquisition
in Brazil, particularly in the Northeast, many Jewish families move to New Amsterdam,
actually New York, and many other went to Sertão and Zona da Mata, where dedicated
to sugar production. The settlement of the Jews and their descendants in the northeast
probably made possible the emergence of new culinary preparations such as salted
meat to remove residual blood, cassava Beiju instead of matzah offered on pessach,
as well as the northeastern feijoada was influenced by the tcholent. Due to the reasons
religious, cultural, economic and political, the Jewish cuisine in northeast Brazil, incorporating local ingredients, adapted and influenced later generations of descendants
and descendants not contributing in building a culinary training at Northeastern, but
even being forced to adapt their cooking, they remained faithful to the Jewish ritual of
kosher cuisine.