A música e seu ensino: pedagogias invisíveis, outras janelas para o mundo

Revista Brasileira de Educação do Campo

Endereço:
Avenida Nossa Senhora de Fatima, 1588, Centro, Cep. 77900-000, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil. - Centro
Tocantinópolis / TO
77900000
Site: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo
Telefone: (63) 3471-6037
ISSN: 25254863
Editor Chefe: Gustavo Cunha de Araujo
Início Publicação: 31/07/2016
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

A música e seu ensino: pedagogias invisíveis, outras janelas para o mundo

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: Não se aplica
Autores: A. Brasil, C. L. Prudente
Autor Correspondente: A. Brasil | [email protected]

Palavras-chave: educação musical, educação popular, educação do campo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este ensaio se propõe a trazer à baila outras maneiras de aprender e ensinar música, tendo como objeto, a revisita de práticas musicais existentes em distintas partes do Brasil, as quais são invisibilizadas em díspares cursos de música. Nesta tessitura reflexiva, serão interpostas vivências e imersões conceituais adquiridas em contextos socioculturais diversos. Por meio de diálogos com teóricos basilares como Brandão (1983) e Prudente (2019), é objetivada a desconstrução da hegemonia da música ocidental frente aos saberes ancestrais dos povos tradicionais, os quais serão aqui os guardiões e mantenedores de práticas musicais emancipatórias, as quais se entrecruzam em diferentes dimensões do fazer e do ensinar música.



Resumo Inglês:

This essay aims to bring to light other ways of learning and teaching music, with the object of revisiting musical practices existing in different parts of Brazil, which are invisible in disparate music courses. In this reflective weaving, experiences and conceptual immersions acquired in diverse sociocultural contexts will be interposed. Through dialogues with fundamental theorists such as Brandão (1983) and Prudente (2019), the deconstruction of the hegemony of Western music in relation to the ancestral knowledge of traditional peoples will be the guardians and maintainers of emancipatory musical practices, which intersect in different dimensions of making and teaching music.



Resumo Espanhol:

Este ensayo propone traer a colación otras formas de aprender y enseñar música, con el objeto de revisar las prácticas musicales existentes en diferentes partes de Brasil, que son invisibles en cursos de música dispares. En este tejido reflexivo se interpondrán experiencias e inmersiones conceptuales adquiridas en diversos contextos socioculturales. A través de diálogos con teóricos básicos como Brandão (1983) y Prudente (2019), se apunta a la deconstrucción de la hegemonía de la música occidental frente a los saberes ancestrales de los pueblos tradicionales, que serán aquí los guardianes y mantenedores de las prácticas musicales emancipadoras, que se cruzan en diferentes dimensiones del hacer y enseñar música.