MAFROEDUC OLÙKỌ́ E A FORMAÇÃO DOCENTE AFROCENTRADA–lugar de esperançar

Revista Espaço do Currículo

Endereço:
Via Expressa Padre Zé - S/N - Cidade Universitária
João Pessoa / PB
58900-000
Site: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec
Telefone: (83) 3043-3170
ISSN: 1983-1579
Editor Chefe: Maria Zuleide Pereira da Costa
Início Publicação: 29/02/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

MAFROEDUC OLÙKỌ́ E A FORMAÇÃO DOCENTE AFROCENTRADA–lugar de esperançar

Ano: 2022 | Volume: 15 | Número: 1
Autores: Raimunda Nonata da Silva Machado e Soraia Lima Ribeiro de Sousa
Autor Correspondente: Raimunda Nonata da Silva Machado | [email protected]

Palavras-chave: MAfroEducOlùkọ́. Formação docente. Afrocentricidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo analisa o MAfroEduc Olùkọ́, grupo de pesquisa institucionalizado e vinculado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA),como espaço de formação docente afrocentrada.Aborda o cenário atual da formação docente no Brasil, questionando suas estruturas colonizadoras. Analisa afronarrativasde (re) aprendizagem docente, por meioda realização de oficinas Ubuntu(NOGUEIRA,2011) permeadas pela dialogicidade e amorosidade freiriana. Enfatiza as principais contribuições, deste grupo, na amplitude de repertórios pluriepistêmicos na constituição de uma afrodocência. Faz uso de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, documental e empírico com destaque a produção de afronarrativas, por meio de questionário aberto disponibilizado, em formulário eletrônico, àsintegrantes do MAfroEduc Olùkọ́, indagando sobre a sua importância na formação docente. Tem sustentação na perspectiva daAfrocentricidade(ASANTE, 2009; 2016)e na amorosidade freiriana(FREIRE,2013; 1996). Compreende que o MAfroEduc Olùkọse configura como possibilidade de formação docente afrocentrada, espaço de aquilombamento acadêmicocontra-hegemônicoe decolonial, que subvertemodelos de formação monocultural, aindavigentes nas academias brasileiras.



Resumo Inglês:

This study analyzes MAfroEduc Olùkọ́, an institutionalized research group linked to the Federal University of Maranhão (UFMA), as a space for Afro-centered teacher training. It addresses the current scenario of teacher training in Brazil, questioning its colonizing structures. It analyzes afro-narratives of teacher (re)learning, through the realization of Ubuntu workshops (NOGUEIRA, 2011) permeated by Freire's dialogicity and love. It emphasizes the main contributions ofthis group, in the breadth of pluriepistemic repertoires in the constitution of an Afro-teaching. It makes use of qualitative research of a bibliographic, documentary and empirical nature, with emphasis on the production of afro-narratives, through an open questionnaire made available, in electronic form, to the members of MAfroEduc Olùkọ́, inquiring about its importance in teacher training. It is supported by the perspective of Afrocentricity (ASANTE, 2009; 2016) and Freire's amorousness (FREIRE, 2013; 1996). It understands that MAfroEduc Olùkọis configured as a possibility for Afro-centered teacher training, a space for counter-hegemonic and decolonial academic settlement, which subverts models of monocultural training, still in force in Brazilian academies.



Resumo Espanhol:

Este estudio analiza MAfroEduc Olùkọ́, un grupo de investigación institucionalizado vinculado a la Universidad Federal de Maranhão (UFMA), como un espacio para la formación de profesores con enfoque afro. Aborda el escenario actual de la formación docente en Brasil, cuestionando sus estructuras colonizadoras. Analiza afro-narrativas de (re)aprendizaje docente, a través de la realización de talleres Ubuntu (NOGUEIRA, 2011) permeados por la dialogicidad y el amor de Freire. Destaca los principales aportes de este grupo, en la amplitud de repertorios pluriepistémicos en la constitución de una afroenseñanza. Hace uso de investigación cualitativa de carácter bibliográfico, documental y empírico, con énfasis en la producción de afro-narrativas, a través de un cuestionario abierto puesto a disposición, en formato electrónico, a los integrantes de MAfroEduc Olùkọ́, indagando sobre su importancia en la formación docente. Se sustenta en la perspectiva del afrocentrismo (ASANTE, 2009; 2016) y el amorío freireano (FREIRE, 2013; 1996). Entiende que MAfroEduc Olùkọse configura como una posibilidad de formación docente afrocéntrica, un espacio de asentamiento académico contrahegemónico y decolonial, que subvierte los modelos de formación monocultural, aún vigentes en las academias brasileñas.