Esse artigo propõe reflexões acerca dos sentidos das aulas de música para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O “estado da arte” das pesquisas brasileiras envolvendo juventude, música e escola (ARROYO, 2009; MIRANDA; SILVA, 2013); a legalização do ensino de música como conteúdo obrigatório para a educação básica (Lei 11.769/08); e o Projeto de Resolução (CNE/CEB, 2013), que propõe a institucionalização da música como disciplina curricular obrigatória, indicam a necessidade de sistematização de propostas de educação musical para a juventude. A partir da perspectiva sociológica da Pedagogia Musical (GREEN, A-M., 1987; PIATTI, 1994; KRAEMER, 2000), que compreende as relações simbólicas que os jovens mantêm com as suas escolhas musicais como o objetivo central para uma proposta de ensino e aprendizagem na escola regular, a perspectiva de mediação das escutas musicais (GREEN, 1997) é sugerida como uma possibilidade para as aulas de música.
This paper reflects upon the meanings of music classes for the final years of primary and secondary schools. The "state of the art" of Brazilian researches involving youth; music and school (ARROYO, 2009; MIRANDA and SILVA, 2013); the legalization of music education as a mandatory content for basic education (Law 11.769/08); and the Project Resolution (CNE/CEB, 2013), that suggests the institutionalization of music as a compulsory curriculum subject, indicate the need to systematize proposals for music education for the youth. From the sociological perspective of Musical Pedagogy (GREEN, A-M., 1987; PIATTI, 1994; KRAEMER, 2000), that comprises the symbolic relationships young people have with their musical choices as the main objective for teaching and learning in regular schools, the perspective of mediation of musical listenning (GREEN, 1997; HENNION, 2003) is suggested as a possibility for music classes.
Ese artículo propone reflexiones acerca de los significados de la clase de música en los últimos años de la educación primaria y secundaria. El "estado del arte" de la investigación brasileña involucrando las temáticas juventud, música y escuela (ARROYO, 2009; MIRANDA y SILVA, 2013), la legalización de la música como contenido obligatorio para la educación básica (Ley 11.769/08 ) y el Proyecto de Resolución (CNE/CEB, 2013) que propone la institucionalización de la música como asignatura curricular obligatoria, apuntan para la necesidad de sistematizar las propuestas de la educación musical para los jóvenes. A partir de la perspectiva sociológica de la Pedagogía Musical (GREEN, A-M., 1987 ; PIATTI, 1994; KRAEMER, 2000), que comprende las relaciones simbólicas que los jóvenes tienen con sus elecciones musicales como el objetivo principal de la enseñanza en el contexto de la escuela, presento el concepto de escuchas musicales de mediación (GREEN, 1997) como una posibilidad para la clase de música.