NEGO VEIO PROFESSOR: ancestralidades, descolonização e reencantamento da educação

Revista Espaço do Currículo

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ISSN: 1983-1579
Editor Chefe: Maria Zuleide Pereira da Costa
Início Publicação: 29/02/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

NEGO VEIO PROFESSOR: ancestralidades, descolonização e reencantamento da educação

Ano: 2023 | Volume: 16 | Número: 2
Autores: N. R. Bezerra, B. M. A. Luiz
Autor Correspondente: N. R. Bezerra | [email protected]

Palavras-chave: educação, reencantamento, preto velho, currículo, descolonização

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo risca os caminhos a partir dos saberes assentados nas práticas afro-brasileiras e indígenas com a orientação do professor ancestral Pai Joaquim da Calunga, um Preto Velho que baixa em um Terreiro de Umbanda localizado na zona norte do Rio de Janeiro. Rodopiando nos moldes civilizatórios de uma cultura hegemônica, cruzando possibilidades outras de ser e estar no mundo, incitando a própria potência criativa de estudantes, com a Banda e a Quimbanda, misturando corpos plurais que circulam nos espaços escolares e que muitas vezes incutem a ideia de serem fadados a determinados fins negativos nas periferias, é que vamos fazer a gira girar. Na lógica de uma Educação como experiência de liberdade do ser e de acúmulo e troca de força vital, como axé, a responsabilidade é firmar ponto em um pedaço de cipó curricular e desatar os nós da violência colonial, exercitando a fluidez dos diversos caminhos possíveis. Portanto, esse artigo parte de uma ideia de que nem sempre é possível evitar a morte do corpo físico, mas é possível reencantar o mundo através da potência de vida.



Resumo Inglês:

The article traces the paths from the knowledge based on Afro-Brazilian and indigenous practices with the guidance of the ancestral teacher Pai Joaquim da Calunga, a Preto Velho who goes to a Terreiro de Umbanda located in the north zone of Rio de Janeiro.Whirling in the civilizing molds of a hegemonic culture, crossing other possibilities of being and being in the world, inciting the creative power of students, with Banda and Quimbanda, mixing plural bodies that circulate in school spaces and that often instill the idea of being doomed to certain negative ends on the outskirts, is that we are going to make the rounds spin. In the logic of an Education as an experience of freedom of being and of accumulation and exchange of vital force, like axé, the responsibility is to establish a point in a piece of curricular vine and untie the knots of colonial violence, exercising the fluidity of the different possible paths. Therefore, this article is based on the idea that it is not always possible to avoid the deathof the physical body, but it is possible to re-enchant the world through the power of life.



Resumo Espanhol:

El artículo traza los caminos a partir del conocimiento basado en prácticas afrobrasileñas e indígenas con la guía del maestro ancestral Pai Joaquim da Calunga, un Preto Velho que se dirige a un Terreiro de Umbanda ubicado en la zona norte de Rio de Janeiro. Girando en los moldes civilizatorios de una cultura hegemónica, cruzando otras posibilidades de ser y estar en el mundo, incitando el poder creador de los estudiantes, con Banda y Quimbanda, mezclando cuerpos plurales que circulan en los espacios escolares y que muchas veces inculcan la idea de estar condenados a ciertos extremos negativos en la periferia, es que vamos a hacer girar la rueda. En la lógica de una Educación como experiencia de libertad del ser y de acumulación e intercambio de fuerza vital, como axé, la responsabilidad es establecer un punto en un trozo de enredadera curricular y desatar los nudos de la violencia colonial, ejerciendo la fluidez de los diferentes caminos posibles. Por lo tanto, este artículo se basa en la idea de que no siempre es posible evitar la muerte del cuerpo físico, pero sí es posible reencantar elmundo a través del poder de la vida.