NICOLE ORESME: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS PARA USO EM SALA DE AULA

BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

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ISSN: 2447-8504
Editor Chefe: Ana Carolina Costa Pereira
Início Publicação: 30/04/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

NICOLE ORESME: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS PARA USO EM SALA DE AULA

Ano: 2016 | Volume: 3 | Número: 9
Autores: Adriana Ferreira Mendonça, Hermínio Borges Neto
Autor Correspondente: Adriana Ferreira Mendonça | [email protected]

Palavras-chave: Nicole Oresme; História da Matemática; Educação Matemática; Ensino de Matemática.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nicole Oresme foi um homem de muitos atributos e, num século castigado pela Peste Negra que reduziu consideravelmente a produção intelectual da época, ele foi capaz de desenvolver tratados sobre assuntos diversos. No caso da Matemática, permitiu o avanço de assuntos já estudados e foi original na elaboração de conceitos que ainda não haviam sido descortinados. Suas principais contribuições são pontos por coordenadas, expoente fracionário e soma de séries infinitas. O objetivo desse artigo é mostrar as possibilidades de articulação da Matemática com a história da Matemática com alicerce na obra de Oresme. Tomamos como referência bibliográfica as traduções de Edward Grant (1965) e de Marshall Clagett (1964).



Resumo Inglês:

Nicole Oresme was a man of many attributes and, in a century punished by the Black Death that considerably reduced the intellectual production, he could develop treatises on diverse subjects. In the case of Mathematics, it allowed the advancement of subjects previously studied and was original in the elaboration of concepts that had not yet been unveiled. His main contributions are points by coordinates, fractional exponent and sum of infinite series. In this article, we discuss the possibilities of articulation between mathematics and history of mathematics with foundation in the Oresme’s work. We take as bibliographical references the translations of Edward Grant (1965) and Marshall Clagett (1964).