O CINEMA COMO MÁQUINA DE GUERRA: potência inventiva para expansão de uma vida bonita nas escolas públicas

Revista Espaço do Currículo

Endereço:
Via Expressa Padre Zé - S/N - Cidade Universitária
João Pessoa / PB
58900-000
Site: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec
Telefone: (83) 3043-3170
ISSN: 1983-1579
Editor Chefe: Maria Zuleide Pereira da Costa
Início Publicação: 29/02/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

O CINEMA COMO MÁQUINA DE GUERRA: potência inventiva para expansão de uma vida bonita nas escolas públicas

Ano: 2021 | Volume: 14 | Número: 3
Autores: Sandra Kretli da Silva; Ana Cláudia Santiago Zouain; Nathan Moretto Guzzo Fernandes.
Autor Correspondente: Sandra Kretli da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Currículos. Cartografia. Cinema.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo deriva de movimentos de pesquisas que pensam a força do cinema no cotidiano escolar em redes de conversações. Em meio a formascentralizadoras de gestar currículos que almejam modelizar e padronizar as escolas, o texto apresenta possibilidades de fugas criadoras por meio do encontro entre estudantes e professoras com as imagens cinematográficas. Objetiva apresentar os potenciais estéticos, ético-políticos e os movimentos de invenções curriculares e de aprendizagensensino disparados nos encontros com as imagens fílmicas. Para tanto, utiliza a cartografia como tática metodológica, buscando capturar os efeitos de pensamentos que emergem pela experimentação educacional com o cinema. Realizados em escolas públicas da educação básica de Vitória/ES, argumenta que os encontros com as imagens cinematográficas em processos de formação no cotidiano escolartornam-se “máquinas de guerra” que violentam o pensamento e forçama diferenciação, impulsionando a constituição de corpos coletivos que invocam novos movimentos curriculares e criam sentidos para os processos de aprender ensinar. A potência das imagens atua como forças que rompem as tentativas de centralização nas decisões curriculares, agindo como vetor de desterritorialização que expande as dimensões ético-político-estéticas dos conhecimentos, em direção a uma vida inventiva que não se deixa apequenar, mas que se mobiliza pelas afecções dos corpos-pensamentos, fazendo circular uma multiplicidade de saberes e de culturas na afirmação de uma vida bonita.



Resumo Inglês:

The article derives from research movements that consider the strength of cinema in everyday school life in conversation networks. Amid centralizing forms of managing curriculum that aim to model and standardize schools, the text presents possibilities for creative escapes through the encounter between students andteachers with cinematographic images. It aims to present the aesthetic, ethical-political potentials and the movements of curricular inventions and teaching learning triggered in the encounters with film images. To do so, it uses cartography as a methodological tactic, seeking to capture the effects of thoughts that emerge from educational experimentation with cinema. Carried out in public schools of basic education in Vitória -ES, it argues that the encounters with cinematographic images in training processes in everyday school life become "war machines" that violate thought and force differentiation, boosting the constitution of bodies collectives that invoke new curricular movements and create new meanings for the processes of learning to teach. It concludes that the power of images acts as forces that break with attempts to centralize curriculum decisions, acting as a vector of deterritorialization that expands the ethical-political-aesthetic dimensions of knowledge, towards an inventive life that does not allow itself to be belittled, but which is mobilized by the affections of thought-bodies, circulating a multiplicity of knowledge and cultures in the affirmation of a beautiful life.



Resumo Espanhol:

Elartículo deriva de movimientos de investigación que consideran la fuerza del cine en la vida escolar cotidiana en redes de conversación. En medio de formas centralizadoras de gestión curricular que apuntan a modelar y estandarizar las escuelas, el texto presenta posibilidades de escapes creativos a través del encuentro entre estudiantes y docentes con imágenes cinematográficas. Tiene como objetivo dar a conocer las potencialidades estéticas, ético-políticas y los movimientos de invenciones curriculares y enseñanza aprendizaje que se desencadenan en los encuentros con las imágenes cinematográficas. Por tanto, utiliza la cartografía como táctica metodológica, buscando captar los efectos de los pensamientos que surgen de la experimentación educativa con el cine. Realizado en las escuelas públicas de educación básica de Vitória -ES, sostiene que los encuentros con las imágenes cinematográficas en los procesos de formación en la vida escolar cotidiana se convierten en "máquinas de guerra" que violan el pensamiento y fuerzan la diferenciación, impulsando la constitución de cuerpos colectivos que invocan nuevas formas curriculares. movimientos y crear nuevos significados para los procesos de aprender a enseñar. Concluye que el poder de las imágenes actúa como fuerzas que rompen con los intentos de centralizar las decisiones curriculares, actuando como un vector de desterritorialización que expande las dimensiones ético-político-estéticas del conocimiento, hacia una vida inventiva que no se deja menospreciar, pero que es movilizado por los afectos de los cuerpos-pensamientos, que hacen circular una multiplicidad de conocimientos y culturas en la afirmación de una vida hermosa.