O cinema soviético do stalinismo tardio: entre a propaganda e a anfibologia

Revista Nupem

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ISSN: 2176-7912
Editor Chefe: Frank Antonio Mezzomo
Início Publicação: 31/07/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O cinema soviético do stalinismo tardio: entre a propaganda e a anfibologia

Ano: 2022 | Volume: 14 | Número: 31
Autores: Moisés Wagner Franciscon, Gelise Cristine Ponce Martins
Autor Correspondente: Frank Mezzomo | [email protected]

Palavras-chave: União Soviética, Guerra Fria, cinema

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O stalinismo tardio, que se estendeu de 1945 a 1953, censurou e coagiu o cinema com uma eficácia desconhecida na URSS, direcionando-o para o confronto cultural com o arquirrival americano na nascente Guerra Fria. Enquanto o regime exigia filmes políticos que exibissem os problemas e crimes cometidos pelo inimigo e fomentassem a união interna, os cineastas procuravam burlar as diretrizes para inserir críticas sutilmente, ou o assunto abordado, centralizado na inversão da propaganda antissoviética em antiamericana, produzia ambiguidade por si mesmo. A cine-história cinematográfica de Marc Ferro, aplicada a 22 filmes do período, permite captar o jogo de interesses opostos por meio da análise de mensagens latentes, conscientes ou não.



Resumo Inglês:

Late Stalinism, which extended from 1945 to 1953, censored and coerced cinema with an efficiency unknown in the USSR, directing it to cultural confrontation with the American archrival in the nascent Cold War. While the regime demanded political films that showed the problems and crimes committed by the enemy and fostered internal unity, the filmmakers sought to circumvent the guidelines to insert criticisms subtly, or the subject addressed, centered on the inversion of anti-Soviet propaganda into anti-American, produced ambiguity by itself. Marc Ferro's cinematographic cinehistory, applied to 22 films of the period, allows capturing the game of opposing interests by means of the analysis of latent messages, conscious or not.



Resumo Espanhol:

El estalinismo tardío, que se extendió de 1945 a 1953, censuró y coaccionó al cine con una eficacia desconocida en la URSS, dirigiéndolo al enfrentamiento cultural con el archirrival norteamericano en la naciente Guerra Fría. Mientras el régimen exigía películas políticas que mostraran los problemas y crímenes cometidos por el enemigo y fomentaran la unidad interna, los realizadores buscaban eludir las directivas para insertar sutilmente las críticas, o el tema abordado, centrado en la inversión de la propaganda antisoviética en antiamericana, producía ambigüedad en sí mismo. La cinehistoria cinematográfica de Marc Ferro, aplicada a 22 películas de la época, permite plasmar el juego de intereses contrapuestos a través del análisis de mensajes latentes, conscientes o no.