O delineamento de tarefas matemáticas à luz da pesquisa de desenvolvimento: uma oportunidade de reflexão para a prática pedagógica

ACTIO

Endereço:
Rua Dep. Heitor de Alencar Furtado - 5000 - Rebouças
Curitiba / PR
81280-340
Site: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio
Telefone: (41) 9974-2279
ISSN: 2525-8923
Editor Chefe: Marcelo Lambach
Início Publicação: 01/08/2016
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

O delineamento de tarefas matemáticas à luz da pesquisa de desenvolvimento: uma oportunidade de reflexão para a prática pedagógica

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 3
Autores: C. A. Marino, M. T. Mendes
Autor Correspondente: C. A. Marino | [email protected]

Palavras-chave: Educação matemática realística, trajetória de ensino e aprendizagem, tarefas matemáticas, pesquisa de desenvolvimento.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho é recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que visa analisar o processo de elaboração de uma trajetória de ensino e de aprendizagem – envolvida no contexto de plantas baixas – para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Toda reflexão fundamenta-se nos princípios da abordagem de ensino Educação Matemática Realística que: reconhece a matemática como uma atividade humana, propõe um contexto de sala de aula em que o aluno se reconhece protagonista e responsável por seu processo de aprendizagem e, o professor como um guia que orienta e acompanha seus alunos, por meio de intervenções, na direção dos objetivos da educação desejada. De modo específico, neste trabalho, o objetivo é apresentar uma reflexão construída a partir de um ciclo iterativo de aplicação e refinamento de uma das tarefas que compõem o primeiro design da trajetória de ensino e de aprendizagem, na direção de apresentar e discutir aspectos de sua aplicação, análise, avaliação e reformulação para novo design e novo ciclo iterativo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa de cunho interpretativo em que o processo de sua elaboração baseia-se na Pesquisa de Desenvolvimento (Design Research). A fase de aplicação do primeiro ciclo iterativo ocorreu com um grupo de oito alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual do Paraná, no segundo semestre de 2017. Pudemos inferir que para um professor vivenciar e analisar o processo de evolução e delineamento de enunciados de tarefas matemáticas possibilita uma reflexão e aprimoramento de sua prática pedagógica, assim como explorar contextos em tarefas de matemática em aulas desenvolvidas à luz dos princípios da Educação Matemática Realística faz-se uma alternativa para superar uma abordagem de ensino de matemática convencional.



Resumo Inglês:

The present work is a review of an ongoing master's degree research, which aims to analyze the process of elaborating a teaching and learning trajectory - involved in the context of low plants - for students of the 6th year of Elementary School. All reflection is based on the principles of the teaching approach Realistic Mathematical Education that: recognizes mathematics as a human activity, proposes a classroom context in which the student recognizes himself as the protagonist and responsible for his / her learning process and, the teacher as a guide that guides and accompanies its students, through interventions, toward the goals of the desired education. Specifically, in this work, the objective is to present a reflection constructed from an iterative cycle of application and refinement of one of the tasks that make up the first design of the teaching and learning trajectory, in order to present and discuss aspects of its application, analysis, evaluation and reformulation for new design and new iterative cycle. It is a qualitative study of an interpretive nature in which the process of its elaboration is based on the Research of Development (Design Research). The phase of application of the first iterative cycle occurred with a group of eight students from the 6th year of elementary school in a state school in Paraná, in the second half of 2017. We could infer that for a teacher to experience and analyze the process of evolution and delineation of enunciates of mathematical tasks makes possible a reflection and improvement of its pedagogical practice, as well as exploring contexts in mathematical tasks in classes developed in the light of the principles of Realistic Mathematical Education, it becomes an alternative to surpass a approach of teaching of conventional mathematics.