O ensino da pirâmide alimentar e a construção do hábito saudável por meio do lúdico: um estudo de caso

EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico

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ISSN: 2446-774X
Editor Chefe: Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
Início Publicação: 31/05/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

O ensino da pirâmide alimentar e a construção do hábito saudável por meio do lúdico: um estudo de caso

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 11
Autores: Ana Nery Furlan Mendes, Sandra Mara Santana Rocha, Paula Salvador, Cinthia Ronconi Forrechi
Autor Correspondente: Ana Nery Furlan Mendes | [email protected]

Palavras-chave: alimentação escolar, ensino fundamental, jogo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho propõe o desenvolvimento do jogo “O que é, o que é?”, uma série de charadas sobre alimentação e hábitos saudáveis. A motivação para pesquisa deve-se aos elevados índices de obesidade infantil e doenças infanto-juvenis em consequência da má alimentação. Dessa forma, o objetivo foi estimular a adoção do hábito da alimentação saudável por meio do jogo. O problema consiste na análise do uso deste recurso pedagógico como uma ferramenta complementar para o ensino do conteúdo alimentação e saúde, em sala de aula. Para esta análise utilizou-se como metodologia o estudo de caso, com abordagem qualitativa. O local de estudo foi uma escola municipal de Ensino Fundamental, com alunos do 4º ano, da cidade de Nova Venécia, região noroeste do estado do Espírito Santo. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se que o jogo proporciona disposição para a adoção de hábitos mais saudáveis. Considera-se que este jogo contribui como suporte para o aprendizado, sendo uma ferramenta útil para a intensificação do conteúdo alimentação e saúde.



Resumo Inglês:

This work developsthe game "O que é, o que é?", aseries of quizzes about eating and healthy habits. The researchintendshelping to reducethe high rates of childhood obesity and infantile-juvenile diseases,consequence of a poor diet, by means of playing games.The research alsoanalyses the use of this pedagogical resource as a complementary tool for teaching the food and health contentsin the classroom. The methodology employed a case study with a qualitative approach, in a municipal elementary school with 4thyear students from Nova Venéciacity, atthe northwestern region of Espírito Santostate. As the main result, the present research concludes that the developed game stimulated the adoption of healthier habits and contributed as a useful tool for diffusion of the food and health contents.