O presente artigo é decorrente de uma pesquisa que, a partir dos Estudos de Gênero e das contribuições dos estudos de Michel Foucault, tem como objetivo analisar e problematizar o modo como os discursos sobre gênero, sexualidade e consumo visibilizados por músicas filiadas ao gênero conhecido como funk ostentação têm operado na constituição de subjetividades em um grupo de jovens alunas, estudantes de uma rede pública de ensino. O material empírico da pesquisa decorre de observações participantes, registros em diário de campo, análise de arquivos musicais armazenados nos cartões de memória dos celulares das participantes da pesquisa e rodas de conversa realizadas com elas. As análises das músicas, bem como das rodas de conversa, evidenciam que o funk ostentação é uma importante pedagogia cultural que tem operado na produção das subjetividades femininas ao indicar determinado modo de ser mulher na contemporaneidade.
This article is the result of a research that, based on the Gender Studies and the contributions of Michel Foucault’s studies, aims to analyze and discuss how discourses on gender, sexuality and consumption made visible by music of the genre known, in Brazil, as funk ostentação have operated in the constitution of subjectivities in a group of young female students of a public school system. The empirical material comes from participant observations, records in a field diary, analysis of music files stored on memory cards of mobile phones of the survey participants and conversation circles carried out with them. Analyses of the songs as well as of the conversation circles show that funk ostentação is an important cultural pedagogy that has been operating in the production of female subjectivities when it indicates a certain way of being a woman nowadays.
El presente estudio es resultado de una investigación que, a partir de los Estudios de Género y de los aportes de los Estudios de Michel Foucault, tiene como objetivo analizar y problematizar de qué modo discursos sobre género, sexualidad y consumo, presentes (y visibilizados) en canciones pertenecientes al género conocido, en Brasil, como funk ostentação han operado en la constitución de subjetividades en un grupo de jóvenes alumnas, estudiantes de una red pública de enseñanza. El material empírico de la investigación proviene de observaciones participantes, registros en un diario de campo, análisis de archivos musicales almacenados en las tarjetas de memoria de los celulares de las participantes de la investigación y de ruedas de charla realizadas con ellas. Los análisis de las canciones, así como los de las ruedas de charla realizadas con las alumnas ponen de manifiesto que el funk ostentação constituye una importante pedagogía cultural que ha operado en la producción de las subjetividades femeninas al indicar un determinado modo de ser mujer en la contemporaneidad.