O game DragonBox 12+ e o papel das metáforas em sala de aula para o ensino da álgebra escolar

Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia

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ISSN: 1982-873X
Editor Chefe: Sani de Carvalho Rutz da Silva
Início Publicação: 01/04/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Multidisciplinar

O game DragonBox 12+ e o papel das metáforas em sala de aula para o ensino da álgebra escolar

Ano: 2019 | Volume: 12 | Número: 1
Autores: C. N. Toneis, R. M. Paulo
Autor Correspondente: C. N. Toneis | [email protected]

Palavras-chave: games, metáforas, álgebra, produção de conhecimentos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste trabalho apresentamos um mapeamento para o game DragonBox Algebra 12+ apontando algumas de suas possibilidades para o ensino da álgebra escolar. Participaram da pesquisa dois grupos da região de Guaratinguetá: (A) professores de matemática da rede pública estadual; (B) alunos da Licenciatura em Matemática da UNESP. Analisamos quais tipos e a intencionalidade de metáforas utilizadas por professores ao ensinar as operações algébricas no Ensino Fundamental (2º ciclo), e qual o papel dessas metáforas na negociação de significados e produção da matemática escolar. Por meio da fenomenologia de Merleau-Ponty articulada a aprendizagem baseada em jogos digitais mediante as metáforas fornecidas pelo game indicamos um processo no qual nossa vivência se traduz em significações decorrentes de nossas experiências e ações. Observamos no jogar o jogo uma forma de introduzir as regras algébricas na forma de regras do jogo contribuindo para formação escolar e estruturas das aulas.  

Resumo Inglês:

This paper presents a mapping for the game DragonBox Algebra 12+ indicating some of its possibilities for the teaching of school algebra. Two groups from the Guaratinguetá city region participated in the research: (A) teachers of mathematics of the public school; (B) students of the Degree in Mathematics of UNESP. We analyze what kind of metaphors and the intentionality in its use by teachers in teaching algebraic operations in Elementary School, and what the role of these metaphors in the negotiation of meanings and production of school mathematics. Through the phenomenology of Merleau-Ponty articulated on the digital games based learning through the metaphors provided by the game indicate a process in which our experience translates into meanings arising from our experiences and actions. We observed in playing the game a way to introduce the algebraic rules in the form of rules of the game contributing to school formation and classroom structures.