O jogo da captura da princesa e a introdução da noção de árvore de possibilidades

Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática

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ISSN: 2594-9179
Editor Chefe: Tiago Emanuel Klüber
Início Publicação: 03/09/2017
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

O jogo da captura da princesa e a introdução da noção de árvore de possibilidades

Ano: 2020 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Rafael Rix Geronimo, Daniel Couto Gatti
Autor Correspondente: Rafael Rix Geronimo | [email protected]

Palavras-chave: Jogo de Tabuleiro, Combinatória, Ensino Fundamental.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo teve como objetivo descrever um relato acerca da elaboração e proposição de um jogo de tabuleiro, para introduzir a noção de árvore de possibilidades, para alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, na qual os pesquisadores intervieram sobre o objeto pesquisado. O jogo foi proposto em três sessões de quarenta e cinco minutos cada uma. Na primeira, os pesquisadores apresentaram o jogo e explicaram as regras, na segunda houve uma intervenção, com vistas a mostrar uma estratégia de jogo mais efetiva (o conhecimento sobre árvore de possibilidades) e na terceira foi pedido que jogassem novamente. Como resultados, foi possível observar que a intervenção dos pesquisadores foi capaz de fazer com que os estudantes mudassem suas estratégias de jogo, o que pode significar que eles atribuíram significado a noção de árvore de possibilidades, de maneira lúdica.



Resumo Inglês:

This article aimed to describe a story about the elaboration and proposal of a board game, to introduce the notion of tree of possibilities, for students of the ninth grade of elementary school. The methodology used was action research, in which the researchers intervened on the researched object. The game was proposed in three sessions of forty-five minutes each. In the first, the researchers presented the game and explained the rules, in the second there was an intervention, with a view to showing a more effective game strategy (knowledge about the tree of possibilities) and in the third, they were asked to play again. As a result, it was possible to observe that the researchers' intervention was able to make students change their game strategies, which may mean that they attributed meaning to the notion of possibilities tree, in a playful way.