Este trabalho investigou as habilidades cognitivas
apresentadas por estudantes do segundo ano do
ensino médio, de uma escola pública, durante a
aplicação de um jogo. As aulas foram gravadas em
áudio, transcritas e analisadas. Apesar de haverem
respostas de alta ordem cognitiva, a maioria foi
classificada em nÃveis cognitivos de baixa ordem,
Isso pode ser justificado, por exemplo, pela não
participação da professora na elaboração do jogo, o
que pode ter gerado insegurança durante a sua
realização, a crenças epistemológicas e
metodológicas, implÃcitas ou explicitas, inerentes Ã
prática docente da professora e, ainda, a fatores
emocionais relacionados à aplicação de uma nova
proposta em sala de aula, tanto por parte da
professora, quanto dos alunos.
This study investigated the cognitive skills displayed by
second year students in a public high school, during a
game in the classroom. The classes were audio-recorded,
transcribed and analyzed. Although there are higher order
cognitive responses, most were classified as low-order
cognitive levels. This can be justified, for example, the
non-participation of the teacher in developing the game,
which may have generated uncertainty over its
implementation; by epistemological and methodological
beliefs, implicit or explicit, inherent in the teaching
practice of teacher and also the emotional factors; by
emotional factors related to the implementation of a new
proposal in the classroom.