O jogo Torre de Hanói como ferramenta mediadora no ensino de potências: um estudo com os alunos do 6º ano do ensino fundamental
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
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ISSN: 1982-873X
Editor Chefe: Sani de Carvalho Rutz da Silva
Início Publicação: 01/04/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Multidisciplinar
O jogo Torre de Hanói como ferramenta mediadora no ensino de potências: um estudo com os alunos do 6º ano do ensino fundamental
Ano: 2019 | Volume: 12 | Número: 1
Autores: B. A. H. D. Oliveira, J. F. H. Brim, N. A. M. Pinheiro
Autor Correspondente: B. A. H. D. Oliveira | [email protected]
Autor Correspondente: B. A. H. D. Oliveira | [email protected]
Palavras-chave: jogos, ensino da matemática, torre de hanói
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma intervenção pedagógica utilizando o jogo Torre de Hanói como encaminhamento metodológico mediador no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de potenciação. O estudo foi desenvolvido junto a 22 alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, de uma escola privada no estado do Paraná. A investigação teve como objetivos aplicar, contextualizar e fixar conteúdo de potenciação com o auxílio do jogo. O interesse pela pesquisa partiu da indagação de alguns alunos dessa classe acerca da aplicação da potenciação em situações além da sala de aula. A metodologia utilizada para análise e coleta dados foi a qualitativa mediada pela abordagem interpretativa. Para a coleta de dados foram utilizadas observações, registros de imagens e registro das situações relevantes em um diário de bordo. Os resultados apresentados apontam que é possível despertar o interesse pela matemática utilizando como recurso metodológico o jogo.
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Resumo Inglês:
This paper aims to present the results of a pedagogical intervention using the game Tower
of Hanoi as methodological forwarding mediator in the process of teaching and learning the
content of power. The study was developed with 22 students from a 6th grade elementary
school class from a private school in the state of Paraná. The objective of the research was
to apply, contextualize and fix content of powers with the aid of the game. The interest in
the research started from the inquiry of some students of this class about the application
of power in situations beyond the classroom. The methodology used for analysis and data
collection was qualitative mediated by the interpretive approach. To collect data were used
observations, capture of images and recording of relevant situations in a logbook. The
results show that it is possible to arouse interest in mathematics using this game as a
methodological resource.