Este texto apresenta uma oficina com brinquedos, jogos e brincadeiras, endereçadas a professores no cotidiano da Educação Básica. Serviu de instrumento uma aplicação de atividades com professores do ensino fundamental, em estágios de formação, numa escola da periferia de Londrina/PR. Os dados foram coletados quando, envolvendo alunos e seus professores, puderam constatar aquilo que seria de proveito no trato de brinquedos, brincadeiras e jogos com esses participantes. Huizinga, Caillois, Château, Bateson, Sutton-Smith e Brougère serviram de arrimo teórico para lidar com essas informações. Consideramos apropriado relevar pela pena da ciência do jogo e suas disposições didáticas aquilo que pode promover um ambiente lúdico. Com o trabalho feito conseguimos obter algum resultado positivo na educação de crianças, com o uso de brinquedos e brincadeiras, no curso das demandas de aprendizagem. Foi muito rico para pesquisadores e professores saber como lidar com esses conceitos na faina do trabalho cotidiano e como aproveitar esses conhecimentos adquiridos nos cursos de formações específicas e estudos para, na intervenção, auferir algum resultado prático, usando jogos e brincadeiras no solo da formação de crianças e jovens. Lato sensu, os resultados revelaram que os discursos e as práticas são favoráveis à entrada de brinquedos, jogos e brincadeiras no espaço escolar quando são importantes no desenvolvimento natural das crianças. Stricto sensu foi possível analisar as narrativas pelas percepções e noções que adquirem com o uso desses jogos e quando suas intervenções pedagógicas estimulam os espaços de escolarização.
This paper presents a workshop with toys, games and pranks, addressed to teachers in the daily life of basic education. It served as an instrument an application of activities with teachers of elementary education, in training stages in a school on the outskirts of Londrina/PR. The data were collected when involving students and their teachers could see, what would be playing games with these participants. Huizinga, Caillois, Château, Bateson, Sutton-Smith and Brougère served as a theoretical breadwinner to deal with this information. We consider it appropriate to highlight the penalty of game science and its didactic provisions, which can be promoted in a playful environment. With the work done we managed to obtain some positive results in the education of children, with the use of toys and pranks, in the course of the learning demands. It was very rich for researchers and teachers to know how to deal with these concepts in the fight of daily work and how to take advantage of this knowledge acquired in the courses of specific formations and studies to, in the intervention, to earn some result practical, using games and playing in the soil of the formation of children and young people. Lato sensu, the results revealed that the discourses and practices are favorable to the entry of toys, games and pranks in the school space, when they are important in the natural development of children. Stricto sensu was possible to analyze the narratives by the perceptions and notions they acquire with the use of these games and when their pedagogical interventions stimulate the spaces of schooling.
Este texto presenta un taller con juguetes, juegos y travesuras, dirigidos a los maestros en la vida cotidiana de la educación básica. Sirvió como un instrumento de una aplicación de actividades con los maestros de la educación elemental, en las etapas de formación en una escuela en las afueras de Londrina/PR. Los datos se recopilaron cuando involucraban a los estudiantes y sus maestros podían ver, lo que sería jugar juegos con estos participantes. Huizinga, Caillois, Château, Bateson Sutton-Smith y Brougère sirvieron como un sostén teórico para hacer frente a esta información. Consideramos oportuno resaltar la penalización de la ciencia del juego y sus disposiciones didácticas, cuando promueve un ambiente lúdico. Con el trabajo realizado logramos obtener algunos resultados positivos en la educación de los niños, con el uso de juguetes y juegos, en el transcurso de las demandas de aprendizaje. Fue muy rico para que los investigadores y profesores sepan cómo lidiar con estos conceptos en la Faina del trabajo diario y cómo aprovechar este conocimiento adquirido en los cursos de formaciones y estudios específicos para, en la intervención, obtener algún resultado Práctico, utilizando juegos y jugando en el suelo de la formación de niños y jóvenes. Lato sensu, los resultados revelaron que los discursos y prácticas son favorables a la entrada de juguetes, juegos y bromas en el espacio escolar cuando son importantes en el curso natural del desarrollo de los niños. Stricto sensu fue posible analizar las narrativas por las percepciones y nociones que adquieren con el uso de estos juegos y cuando sus intervenciones pedagógicas estimulan los espacios de escolarización.