O nascimento da ficção

Poiésis

Endereço:
Avenida José Acácio Moreira, nº 787 - Bairro Dehon
Tubarão / SC
88704900
Site: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/index
Telefone: (48) 3621-3367
ISSN: 21792534
Editor Chefe: Letícia Carneiro Aguiar
Início Publicação: 31/12/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

O nascimento da ficção

Ano: 2012 | Volume: 5 | Número: 9
Autores: Raquel Schefer
Autor Correspondente: Raquel Schefer | [email protected]

Palavras-chave: cinema, descolonização, moçambiquem ruy guerra, reconstituição, memória e história, formas de representação histórica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Mueda, Memória e Massacre (1979), de Ruy Guerra, primeira longa-metragem de ficção de Moçambique independente, produzida pelo INC, o Instituto Nacional de Cinema moçambicano, aborda um acontecimento ligado à história da descolonização, o Massacre de Mueda (1960). Apesar da classificação genérica do filme, a estabilização cinematográfica e histórica da memória do Massacre de Mueda advém do registo documental de uma reconstituição teatral popular do acontecimento. A construção diegética e formal da obra de Ruy Guerra releva de uma complexa concepção intertextual da narrativa histórica e do objecto fílmico enquanto forma de representação da história, concepção que permite questionar a validade das categorias operativas de documentário e de ficção e que outorga novos e inéditos sentidos aos procedimentos cinematográficos de reconstituição. Coincide o nascimento de um país com o nascimento da sua imagem cinematográfica ou, dito de outra forma, com o nascimento das suas ficções cinematográficas?