Em que medida a feição compensatória e reparadora adquirida, cada vez mais, pelas chamadas “políticas de ação afirmativa” podem, contraditoriamente, promover a transformação do Outro em Mesmo? Partindo dessa indagação, este trabalho tem como objetivo a análise do que se denomina aqui de políticas da piedade, como uma forma possível de problematizar o discurso das referidas políticas, mais especificamente a política de cotas no ensino superior. Utilizam-se os estudos de Nietzsche, Boltanski, Amato, Baudrillard e as categorias de dívida, culpa, vitimização e sacrifício como suporte da reflexão da captura do sofrimento do Outro. A análise de reportagens, entrevistas e cartas, em jornais e revistas do Estado do Rio de Janeiro, foi utilizada na identificação das categorias relacionadas.
Contemporaneity has been the stage for a practical-conceptual enlargement of the other. This work intends to analyze what is 1 Parte deste trabalho foi apresentada ao NP 13 – Comunicação e Cultura das Minorias, do V Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercon (XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação). UERJ – 5 a 9 de setembro de 2005.here called ‘compassion policies’, as a possible way of problematizing the discourse of the so-called “affirmative action policies”, more specifically the affirmative action in College admission process. Nietzsche’s, Boltanski’s, Amato’s and Baudrillard’s studies, as well as the categories of debt, guilt, victimization and sacrifice are employed to support the analysis of the grasp of the ‘other’s suffering’. Analyses of reports, interviews and letters in Rio de Janeiro’s newspapers and magazines were used in the identification of the related categories.