O sagrado na origem da Música e a música como expressão da potência da sacralidade na história do Ocidente (Parte I)

Coletânea

Endereço:
Rua Dom Gerardo - nº 68 - 6º andar - Centro
Rio de Janeiro / RJ
20090-030
Site: http://www.revistacoletanea.com.br
Telefone: (21) 2206-8100
ISSN: 1677-7883 impresso / 2763-6992 online
Editor Chefe: D. Anselmo Chagas de Paiva - OSB
Início Publicação: 14/05/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

O sagrado na origem da Música e a música como expressão da potência da sacralidade na história do Ocidente (Parte I)

Ano: 2015 | Volume: 14 | Número: 28
Autores: Ricardo Rocha
Autor Correspondente: Ricardo Rocha | [email protected]

Palavras-chave: Notação musical. Racionalismo aristotélico. Música na construção de identidade. Processo do coletivo ao individual no Ocidente.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O assunto tratado sob este tema será dividido em três artigos, cada um em uma edição da revista ‘Coletânea’. O objetivo é o de sintetizar teses formuladas a partir da observação regular, das reflexões dela resultantes e, por fim, das pesquisas e anotações realizadas nas últimas três décadas sobre a gênese musical acontecendo em ambiente sagrado e, daí, a visceral ligação entre música e religiosidade. Em contraponto a este fato, identifica também que, quando uma tribo, povo ou sociedade entra em processo de secularização, inicia-se o desaparecimento paulatino de sua música, ritmos e dança. O recorte usado para a argumentação de que a visão mística da vida e da realidade configura-se como o ambiente, a conditio sine qua non para o processo da gênese musical, é o do desenvolvimento da música na civilização cristã, a única que criou e estabeleceu um sistema de notação eficiente e capaz de traduzir alturas e intervalos sonoros, o que aconteceu no Império Carolíngio no século IX. A partir do século XIII, com o advento do relógio mecânico e do processo de matematização da música através da crescente influência do Racionalismo aristotélico na Europa, esse desenvolvimento, em particular nas gerações que produziram as chamadas ‘ars antiqua’ e ‘ars nova’ na Escola de Notre-Dame, alcançou um nível ainda mais abstrato, ao somar, à notação dos intervalos sonoros, a de ritmos em suas diferentes e complexas fórmulas. Foi esta tecnologia a responsável pela criação das bases de uma música que se tornaria, após o século XX, dominante em todo o planeta. Este primeiro artigo será dedicado às origens da história musical no Ocidente, de Pitágoras, na Grécia pré-cristã, à Escola de Notre-Dame, entre os séculos XII e XIV, onde foi criada e desenvolvida a polifonia, a notação rítmica e a isorritmia. Ao observarmos com atenção a configuração desta trajetória, salta aos olhos o fato da música sacra vir se revelando, ao longo dos séculos em foco, como um dos mais poderosos instrumentos de construção da identidade cultural da civilização ocidental.



Resumo Inglês:

The subject matter under this theme will be divided into three articles, each in an issue of ‘Coletânea’ magazine. The goal is to synthesize theses formulated from regular observations, from reflections resulting therefrom and, finally, from the researches and notes taken in the past three decades on the musical genesis going on in the sacred environment and, hence, the visceral connection between music and religiousness. In contrast to this fact, it also identifies that, when a tribe, peoples or society comes into a secularization process, it starts a gradual disappearance of its music, rhythms and dance. The approach adopted for the argument that the mystical view of life and reality appears as the environment, one conditio sine qua non for the process of musical genesis, is the development of music in Christian civilization, the only one that created and established an efficient system of notation able to translate heights and sound intervals, which happened in the Carolingian Empire in the ninth century. From the thirteenth century on, with the advent of the mechanical clock and the music mathematisation process by the growing influence of Aristotelian rationalism in Europe, this development, particularly in the generations that produced the so-called ‘ars antiqua’ and ‘ars nova’ in the Notre Dame School, reached an even more abstract level, when adding, to the notation of sound intervals, the rhythms in their different and complex formulas. That was the technology responsible for creating the foundations for a music that would become, after the twentieth century, dominant in the entire planet. This first article will be devoted to the origins of musical history in the West, of Pythagoras, in pre-Christian Greece, Notre Dame School, between the twelfth and fourteenth centuries, where was created and developed polyphony, rhythmic notation and isorhythm. By observing carefully the configuration of this path, it strikes the eye the fact that sacred music comes unfolding over the focused centuries as one of the most powerful building tools of cultural identity of Western civilization.

Keywords: Musical notation. Aristotelian rationalism. Music in the building of identity. Process from the collective to the individual in the West.