Na era digital, os textos multimodais permeiam o cotidiano, exigindo novas abordagens educacionais. Nesse cenário, surge a pesquisa em questão, com o objetivo de explorar o Scratch como ferramenta pedagógica digital para o ensino bilíngue de matemática para estudantes surdos, considerando a Língua Brasileira de Sinais, o Português na modalidade escrita e imagens estáticas e em movimentos associadas à linguagem matemática referente ao ensino de Potenciação. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental. Dentre os resultados esperados, os pesquisadores constataram que o Scratch permite utilizar elementos de multimídia que servem de partida para a formalização de conceitos que contemplem a retórica envolvida em um ambiente bilíngue. Além disso, para a criação de recursos acessíveis em matemática para surdos, os profissionais necessitam de proficiência linguística, habilidades em programação educacional e conhecimento acerca da educação de surdos voltado para a área da matemática.
In the digital age, multimodal texts permeate everyday life, requiring new educational approaches. In this scenario, the research in question arises, with the aim of exploring Scratch as a digital pedagogical tool for bilingual mathematics teaching for deaf studants, considering the Brazilian Sign Language, o Portuguese in written mode and static images and images in movements associated with the mathematical language related to the teaching of Potentiation. Therefore, the qualitative approach was adopted through documentary research. Among the expected results, researchers found that Scratch allows using multimedia elements that serve as a starting point for the formalization of concepts that contemplate the rhetoric involved in a bilingual environment. In addition, for the creation of accessible resources in mathematics for the deaf, professionals need linguistic proficiency, skills in educational programming and knowledge about the education of the deaf focused on mathematics.