Partindo da discussão sobre o antropoceno, o trabalho busca apresentar um panorama contemporâneo da prevenção do suicídio, destacando sociedades tradicionais, especialmente os Guarani-Kaiowá. A enorme pressão, confronto e luta com a cultura ocidental europeia dos colonizadores é constitutiva da situação. A proposta de um contrato natural na filosofia de Michel Serres e o advento de conceitos como a solastalgia permitem estender a com-preensão de saúde mental até objetos e animais. Considerando novos aspectos no estudo do suicídio nestas sociedades, a contribuição etnológica se mostra imprescindível, especialmente no senti-do da tradução de experiências. Duas vertentes são exploradas: a questão do pertencimento a terra e ao espaço cosmológico da aldeia e da casa, onde podemos situar as questões ecológicas contemporâneas; e a relação com o branco, em sua gama de questões políticas, incluindo a ciência. Ambas que fazem da experiência indígena algo especial e promissor a partir do xamanismo e do perspectivismo ameríndio.
From the anthropocene discussion as a starting point, the work seeks to present a contemporary panorama of suicide prevention, highlighting traditional societies, especially the Guarani-Kaiowá. The enormous pressure, confrontation and struggle with the Western European culture is constitutive of the situation. Both Michel Serres' philosophy about the natural contract and concepts such as solastalgia allow the enlargement of mental health understanding towards objects and animals. The ethnological contribution has foremost importance considering new aspects in the study of suicide in indigenous societies, especially concerning translation of experiences. Two aspects are explored: the sense of belonging to the land and the cosmological space of the village and the house, where we can situate contemporary ecological issues; and the relationship with white people, in its range of political issues, including science. Both of which make the indigenous experience special and promising from shamanism and amerindian perspectivism.
A partir de la discusión sobre el antropoceno, el trabajo busca presentar un panorama contemporáneo de la prevención del suicidio, destacando las sociedades tradicionales, especialmente la guaraní-kaiowá. La enorme presión, confrontación y lucha con la cultura europea occidental de los colonizadores es parte de la situación. La propuesta de un contrato natural en la filosofía de Michel Serres y el advenimiento de conceptos como la solastalgia permiten extender las concepciones de salud mental a objetos y animales. Considerando nuevos aspectos en el estudio del suicidio en estas sociedades, el aporte etnológico es fundamental, especialmente en el sentido de traducir experiencias. Se exploran dos aspectos: la cuestión de la pertenencia a la tierra y el espacio cosmológico del pueblo y la casa, donde podemos situar las cuestiones ecológicas contemporáneas; y la relación con los blancos, en su variedad de cuestiones políticas, incluida la ciencia. Ambos que hacen de la experiencia indígena algo especial y prometedor basado en el chamanismo y el perspectivismo amerindio.