O testemunho como prova e suas relações com o conhecimento, a certeza e a dúvida na matemática

Coletânea

Endereço:
Rua Dom Gerardo - nº 68 - 6º andar - Centro
Rio de Janeiro / RJ
20090-030
Site: http://www.revistacoletanea.com.br
Telefone: (21) 2206-8100
ISSN: 1677-7883 impresso / 2763-6992 online
Editor Chefe: D. Anselmo Chagas de Paiva - OSB
Início Publicação: 14/05/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

O testemunho como prova e suas relações com o conhecimento, a certeza e a dúvida na matemática

Ano: 2017 | Volume: 16 | Número: 32
Autores: André Campos da Rocha
Autor Correspondente: André Campos da Rocha | [email protected]

Palavras-chave: Conhecimento. Testemunho. Epistemologia Social. Matemática. Prova.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é apresentar um argumento que corrobore o papel do testemunho na epistemologia da matemática. A hipótese com a qual se trabalha é a de que qualquer que seja o tipo de conhecimento que se examine, o testemunho estará presente como uma das fontes de prova. Desse modo, não resta dúvida de que na matemática essa realidade não se altera. O método utilizado foi o de análise, portanto, discutem-se argumentos que tornam clara a questão em jogo. O que se alcançou foi a construção de um argumento a ser utilizado para reforçar a importância do testemunho na constituição da prova. Esse resultado demonstra que pode-se esboçar uma epistemologia da matemática que ainda está por vir e que encare a prova para além de seus limites lógicos.



Resumo Inglês:

The purpose of this paper is to present an argument that corroborates the role of testimony in the epistemology of mathematics. The hypothesis with which one works is that whatever kind of knowledge is examined, the testimony will be present as one of the sources of proof. In this way, there is no doubt that in mathematics this reality does not change. The method used was that of analysis, so arguments are discussed that make the issue clear. What was achieved was the construction of an argument to be used to reinforce the importance of testimony in the constitution of evidence. This result demonstrates that one can sketch an epistemology of mathematics that is yet to come and that faces the test beyond its logical limits.

Keywords: Knowledge. Testimony. Social Epistemology. Mathematics. Evidence.