A inserção de novas tecnologias digitais em processos educacionais é uma ação constante e atual. As lousas digitais se enquadram entre as novidades tecnológicas que estão sendo inseridas nas escolas brasileiras e que precisam ter suas compreensões ampliadas. Para colaborar com esta discussão, desenvolveu-se uma pesquisa de mestrado acadêmico na qual foi oferecida formação continuada para professores de uma escola pública e, na sequência, acompanhou-se as aulas dos professores de Matemática, para verificar que tipos de uso destas lousas foram implementados. Foram acompanhadas treze aulas, ministradas por três professores e pôde-se perceber que os usos realizados das lousas digitais podem ser agrupados em três grandes categorias, a saber: apresentação interativa; exploração de atividades interativas e criação de atividades interativas. Percebeu-se, ainda, que é preciso adaptar as estruturas físicas das escolas para o uso da lousa digital nos processos educacionais e que essa tecnologia pode contribuir para a inserção da linguagem digital interativa e de atividades que privilegiem a interação e a interatividade nas aulas de Matemática
The introduction of new digital technologies in education is a constant and current action. Digital boards are part of the technological innovations that are being inserted in Brazilian schools, and they need to be accessible. In order to collaborate with this discussion, an academic master's research was developed in which it was offered a course for a public school teachers', after, the classes of these Mathematics teachers were followed, to verify what types of use of these boards were made. Thirteen classes were watched, taught by three teachers and it could be seen that the board's use can be grouped into three great categories: interactive presentations; interactive activities exploration and the process of interactive activities creation. It was noticed that it is necessary to adapt the structures of schools for the use of digital boards in educational processes and that this tecnology can contribute to the inclusion of interactive digital language and activities, the ones which emphasize interaction and interactivity in Mathematics classes