O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM AULAS DE BOTÂNICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA PERSPECTIVA TEÓRICA VIGOTSKIANA

Ciência em Tela

Endereço:
Av Carlos Chagas Filho 373 Bloco A Sala 26 Cidade Universitária
Rio de Janeiro / RJ
21949902
Site: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br
Telefone: 21 39386342
ISSN: 1984-154X
Editor Chefe: Isabel Martins
Início Publicação: 30/09/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Biologia geral

O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM AULAS DE BOTÂNICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA PERSPECTIVA TEÓRICA VIGOTSKIANA

Ano: 2017 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Amélia Fernandes de Souza, Guadalupe Edilma Licona de Macedo, Julio Cesár Castilho Razera
Autor Correspondente: Amélia Fernandes de Souza | [email protected]

Palavras-chave: metodologia de ensino, sequência didática, ensino de botânica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo refere-se a um relato de experiência didática realizada com a participação de estudantes do ensino médio de uma escola pública, na qual utilizamos a construção de histórias em quadrinhos em aulas de conteúdos de botânica. A perspectiva teórica de Vigotski subsidiou o planejamento e os procedimentos da estratégia didática. Os critérios de análise levaram em consideração estes aspectos extraídos da dimensão pedagógica das histórias em quadrinhos e/ou das perspectivas teóricas vigotskianas: motivação; criatividade; humor; compreensão e relação de conceitos botânicos; implicações pedagógicas dos recursos semióticos verbais e visuais utilizados; mobilizações dos processos de linguagem. Em nossa experiência evidenciamos duas diferentes dimensões: (i) uma potencializadora com perfil que se aproxima das perspectivas teóricas vigotskianas para o processo de aprendizagem dos alunos sobre os conteúdos de botânica e (ii) uma que se configura por problemas que não se resolvem somente por tentativas esporádicas de inovação ou de um trabalho estratégico diferenciado e teoricamente fundamentado.



Resumo Inglês:

This paper presents an educational experience that employed comic books in botany classes, performed with high school students at a public district. Both planning and the strategic didactic procedures were based on Vigotsky’s theoretical perspective. The analysis criteria comprised the pedagogical aspects found in comic books and/or Vigotsky’s theoretical perspectives: motivation; creativity; humor; understanding of the botanical concepts as well as the relationship among them; pedagogical implications of verbal and visual semiotic resources; language processing mobilization. Finally, two different dimensions arose from the experiment: (i) the teaching of botany is potentialized within this context, and (ii) issues within this context that are not easily solved solely by sporadic trials of innovation or strategic, specialized, theoretically-informed work.



Resumo Espanhol:

Este artículo se refiere a un relato de experiencia didáctica realizada con la participación de estudiantes de secundaria de una escuela pública, en la que utilizamos la construcción de historietas en clases de contenidos de botánica. La perspectiva teórica de Vigotski subsidió la planificación y los procedimientos de la estrategia didáctica. Los criterios de análisis tomaron en consideración estos aspectos extraídos de la dimensión pedagógica de los historietas y / o de las perspectivas teóricas vigotskianas: motivación; creatividad; humor; compreensión y relación de conceptos botánicos; las implicaciones pedagógicas de los recursos semioticos verbales y visuales utilizados; las movilizaciones de los procesos de linguaje. En esta experiencia pudimos evidenciar dos dimensiones diferentes: (i) una potencializadora con perfil que se aproxima a las perspectivas teóricas vigotskianas para el proceso de aprendizaje de los alumnos sobre los contenidos de botánica y (ii) una que se configura por problemas que no se resuelven solamente por intentos esporádicos de innovación o de un trabajo estratégico diferenciado y fundamentado teóricamente.