Resumo Português:
O presente texto é um relato de experiência que teve como objetivo possibilitar aos estudantes de uma turma do 1º ano do Ensino Médio o estudo do tema radiação por meio do Ambiente Virtual de Ensino e de Aprendizagem. Os professores organizaram sua prática pedagógica em seis encontros, um presencial e os seguintes a distância. Os docentes utilizaram mídias digitais, tais como: animações, vídeos, textos, infográficos e o jogo comercial SimCity, bem como uma ferramenta de comunicação e interação, o fórum de discussão, presente no AVEA. Este recurso possibilitou que os estudantes interagissem entre si, proporcionando ricas e acaloradas discussões. No entanto, o jogo SimCity foi o que provocou maior engajamento entre o grupo de alunos. Como forma de avaliação, os docentes solicitaram que os estudantes se organizassem em grupos para gravar um vídeo, no qual os discentes deveriam demonstrar o que aprenderam sobre os assuntos abordados. A qualidade do conteúdo e da produção apresentada pelos estudantes surpreendeu os docentes e evidenciou a preferência dos alunos por este tipo de atividade. Os docentes acreditam que o uso de forma estratégica do AVEA e das mídias digitais, em conjunto com atividades que possibilitaram aos discentes serem autores de suas próprias discussões, reflexões e vídeos, auxiliou no desenvolvimento de uma postura mais proativa dos alunos e de uma maior autonomia nos seus estudos.
Resumo Inglês:
The present text is a experience report witch had the objective of making possible to high
school students approach the study of radiation using an Learning Management System.
The teachers organized the pedagogical practice in six meetings, one presential and the
followings remotely. The teachers made use of digital medias as: animations, videos, text,
infographics and the comercial game SimCity, as well as a internal comunication and
integration tool and the discussion forum present in the LMS. This resource made possible
the integration of the students, providing rich and heated discussions. However, SimCity
caused the most engagement in the group. As the evaluation method, the teachers
requested the students to form groups and produce a video, presenting what they learned
about the subject. The quality of the content and production presented by the students
surprised the teachers and made evident the preference on this kind of activity. The
teachers belive that the strategic use of LMS and digital medias together with activities that
make possible the students to be authors of their own discussions, reflections and videos
helped in the development of a more proactive position and a bigger autonomy on their
studies.