O virtual como ideia em trânsito e o nomadismo digital pedagógico como atitude docente

Revista on line de Política e Gestão Educacional

Endereço:
Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1 - Caixa Postal 174
Araraquara / SP
14800-901
Site: http://seer.fclar.unesp.br/rpge/index
Telefone: (14) 9636-1312
ISSN: 1519-9029
Editor Chefe: Sebastião de Souza Lemes; Ricardo Ribeiro; José Anderson Santos Cruz
Início Publicação: 31/12/2000
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

O virtual como ideia em trânsito e o nomadismo digital pedagógico como atitude docente

Ano: 2017 | Volume: 21 | Número: Especial
Autores: Jaqueline Costa Castilho Moreira
Autor Correspondente: Jaqueline Costa Castilho Moreira | [email protected]

Palavras-chave: conceito nômade, jogos virtuais, formação continuada, educação física

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os “conceitos nômades” sugerem certas noções gerais que advém do intercâmbio entre os vários saberes. Este trabalho objetivou investigar como o termo “virtual” pôde ser aplicado pedagogicamente como conceito nômade, aprimorando práticas do currículo oficial paulista relacionadas à Educação Física, usando tecnologia disponível, leve e/ou de baixo custo. A metodologia utilizada nesta pesquisa educacional de abordagem qualitativa considerou uma revisão de literatura e um questionário aplicado como avaliação de uma formação continuada de trinta horas, ministrada a dez professores da rede pública que atuam na área no ano de 2016. Como resultado da concepção sugerida para os jogos virtuais, como jogos de representação com alguma tecnologia e que priorizam o movimento corporal e o compartilhamento de vivências, foi observado pelas respostas docentes, que esta acepção favoreceu o entendimento de outras possibilidades de atuação docente pelos cursistas; instigou reflexões sobre as tecnologias disponíveis nas unidades escolares e as adaptações requeridas para o desenvolvimento da temática virtualização do corpo.



Resumo Inglês:

: The "nomadic concepts" suggest certain general notions that come from the interchange between the various knowledges. This work aimed to investigate how the term "virtual" could be applied pedagogically as a nomadic concept, improving practices of the official São Paulo curriculum related to Physical Education, using available technology, light and/or low cost. The methodology used in this qualitative educational research considered a literature review and a questionnaire applied as an evaluation of a continuous training of thirty hours, given to ten teachers of the public schools that work in the area in the year 2016. As a result of the conception suggested for virtual games, such as games of representation with some technology and that prioritize the corporal movement and the sharing of experiences, was observed by the teachers answers, that this acceptance favored the understanding of other possibilities of teaching performance by the students; instigated reflections on the technologies available in the school units and the adaptations required for the development of the thematic virtualization of the body.



Resumo Espanhol:

Los "conceptos nómadas" sugieren ciertas nociones generales que provienen del intercambio entre los diversos saberes. Este trabajo objetivó investigar cómo el término "virtual" pudo ser aplicado pedagógicamente como concepto nómada, mejorando prácticas del currículo oficial paulista relacionadas a la Educación Física, usando tecnología disponible, ligera y/o de bajo costo. La metodología utilizada en esta investigación educativa de abordaje cualitativo consideró una revisión de literatura y un cuestionario aplicado como evaluación de una formación continuada de treinta horas, impartida a diez profesores de la red pública que actúan en el área en el año 2016. Como resultado de la concepción sugerida para los juegos virtuales, como juegos de representación con alguna tecnología y que priorizan el movimiento corporal y el compartir de vivencias, fue observado por las respuestas docentes, que esta acepción favoreció el entendimiento de otras posibilidades de actuación docente por los cursistas; instigó reflexiones sobre las tecnologías disponibles en las unidades escolares y las adaptaciones requeridas para el desarrollo de la temática de la virtualización del cuerpo.