Estas reflexões surgem da problematização do pesquisar e de seus desdobramentos como escrita acadêmica com estudos que utilizam a produção de fotografias e de narrativas textuais e imagéticas. Parte de uma experimentação junto a pesquisadores, onde a produção de imagens e de narrativas imagéticas e escritas foi desenvolvida através de oficinas de produção de textos e de fotografias a partir da discussão sobre as relações entre palavras e imagens. A oficina conduziuse em quatro momentos, com a escrita de cartas, que foram fotografadas e recortadas gerando novas construções textuais. A técnica do cut-up foi a referência para propor o texto-imagem como fragmento para formar novos escritosimagem. Foucault e Delleuze, indicaram o suporte para pensar as linhas de visibilidade e as relações de similitude que operam entre as palavras e as imagens. Também a operação ensaio, sugerida por Jorge Larossa e Adorno, onde pensar, escrever e viver criam laços de reciprocidade. Tal experimentação provocou as fronteiras entre imagens e palavras, gerando imagens-textos, que transcendem o seu conteúdo visual, bem como palavras que se mostram imagensfragmentos. Considerando o pesquisar com imagens e os desafios da escrita, evidenciou-se o estilo singular dos detalhes que só através da operação de corte, pode reivindicar sua visibilidade.
These reflections came from the questioning of the research and its deployment as an academic writing with the production of photographs and textual and imaging narratives. This work came from the experimentation with the researches, where the image productions and written imaging narratives was developed through texts production workshops and photographs from the discussion about the relationship between words and images.The workshop happened in four stages, with written letters, which were photographed and cut, generating new textual constructs. The technique of cutup was the reference to propose the textimage as a fragment to form new writtenimage. Foucault and Deleuze indicated support for thinking the lines of visibility and the similitude relations operating between words and images. Also the operation essay, suggested by Jorge Larossa and Adorno, where thinking, writing and living create reciprocal links. Such experimentation led the boundaries between images and words, creating imagetexts, transcending their visual content as well as words that show imagefragments. Considering the research with pictures and writing challenges, It was evident the unique style of the details that only by cutting operation, can claim their visibility.