A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA VIVENCIADA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO

Ensino em Foco

Endereço:
Avenida Araújo Pinho, 39 - IFBA Reitoria - Canela
Salvador / BA
40110-150
Site: https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/
Telefone: (71) 2102-0446
ISSN: 2595-0479
Editor Chefe: Marcelo Vera Cruz Diniz
Início Publicação: 15/03/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação

A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA VIVENCIADA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 6
Autores: Yane Ferreira Machado, Francisco Kelsen de Oliveira
Autor Correspondente: Yane Ferreira Machado | [email protected]

Palavras-chave: Ensino, Educação Profissional, Gamificação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção em processos de Orientação Profissional (OP) desenvolvida a partir de estratégias de gamificação e direcionada para estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Esta surge a partir da necessidade de desenvolver metodologias de trabalho em OP que possam ser mais envolventes para os orientandos e conectadas com a realidade vivenciada na sociedade e no mundo do trabalho. Diante disto, o objetivo é discutir uma proposta metodológica de OP apoiada na gamificação e direcionada para a EPT. Essa é uma pesquisa de campo em andamento, baseada em entrevistas, questionários sobre a escolha profissional e percepção sobre o processo de OP em formato de jogo, que tem o intuito de engajar e provocar a sensação de imersão na realidade da área profissional que os discentes estão estudando. Como resultados preliminares tivemos a percepção dos professores e profissionais técnicos de que o instrumento pode promover o diálogo e a integração entre disciplinas do curso, bem como alguns deles manifestaram o interesse em utiliza-lo futuramente e o percebem como uma aproximação com a cultura juvenil. Entre os estudantes, a proposta foi recebida com surpresa e comparada às concepções tradicionais de OP. Acreditamos que experiências mais próximas da realidade profissional podem proporcionar ao estudante a imersão na realidade laboral daquela que poderá ser sua futura profissão. Assim, consideramos a gamificação como recurso importante neste sentido, como também várias outras atividades que permitam a aproximação teórica e prática são elementos importantes no processo de amadurecimento da identidade profissional.