OS JOGOS NO AMBIENTE ESCOLAR: A ROLEPLAYING GAME (RPG) NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Edição de Abril 2024

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ISSN: 2675-2891
Editor Chefe: Profª Dra. Adriana Alves Farias
Início Publicação: 22/04/2024
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

OS JOGOS NO AMBIENTE ESCOLAR: A ROLEPLAYING GAME (RPG) NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Ano: 2024 | Volume: 7 | Número: 4
Autores: LUCIANA DIAS MARCATI MANDU
Autor Correspondente: LUCIANA DIAS MARCATI MANDU | [email protected]

Palavras-chave: Ludicidade; RPG; Aprendizagem; Aplicação Pedagógica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A ludicidade trata-se de uma prática presente na atualidade escolar, cabendo aos jogos um importante papel na busca pela participação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Devido a caracterização como um jogo de estratégia, o Roleplaying Game (RPG) representa um instrumento adotado pelos professores na atualidade, considerando a possibilidade de trabalhar, de forma dinâmica e interativa, os conceitos curriculares das diferentes áreas do conhecimento, bem como relacionar assuntos transversais de forma interdisciplinar, permitindo o desenvolvimento de habilida-des cognitivas e consciência social. Os jogosde RPG favorecem a socialização dos estudantes, o respeito às decisões coletivas, a atenção e coletividade para finalização da atividade. Diante desta realidade, este trabalho objetivou identificar o RPG como instrumento de aprendizagem no ambien-te escolar. A relevância do estudo justifica-se na relevância da percepção e compreensão do RPG como uma prática educativa. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com levantamento de referencial teórico, permitindo a observação de que os jogos de RPG precisam ser estimulados no processo de aprendizagem como recursos pedagógicos, direcionando ao desenvolvimento das habilidades humanas trabalhadas no ambiente escolar.