OUROBOROS: um jogo de tabuleiro para o Ensino de Química

Revista Insignare Scientia - RIS

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ISSN: 2595-4520
Editor Chefe: Rosangela Ines Matos Uhmann
Início Publicação: 20/06/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Física, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Química, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

OUROBOROS: um jogo de tabuleiro para o Ensino de Química

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 5
Autores: Aline Balbueno Freitas, Daisy de Lima Nunes, Carla Cristina Borges Medina, Maria Laura Videiro Schmitt, Maiara Dias Büttenbender, Amanda Gomes de Abreu, Mário Sérgio Nunes Bica, Rafael Roehrs
Autor Correspondente: A.B. Freitas | [email protected]

Palavras-chave: jogo didátic; OuroBoros; alunos; aprendizagem-química

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os jogos de tabuleiros são uma ferramenta de aprendizagem significativa no ensino de Química. O jogo de tabuleiro Ouroboros, criado no GIPPE (Grupo interdisciplinar em pesquisa em prática de ensino), tem como objetivo geral enfatizar a importância de proporcionar condições para o aluno aprender química de forma lúdica, jogando. Foi realizado um teste com os alunos da Graduação de Ciências da Natureza, a fim de verificar o rendimento da turma. Aplicou-se a metodologia de campo para posteriormente comprovar-se essa dinâmica por meio da pesquisa bibliográfica. Os jogos são instrumentos cada vez mais eficazes na construção do conhecimento, dentre eles, OuroBoros pode ser tanto um jogo didático, como também instrumento para auxiliar na aprendizagem e ainda despertar a interação social do aluno. O objetivo desse trabalho foi avaliar o jogo como um recurso pedagógico que viabiliza, além da ludicidade, o conhecimento do conteúdo da ementa no processo de ensino-aprendizagem em uma turma de Graduação de Licenciatura de Ciências da Natureza

Resumo Inglês:

Board games are a significant learning tool in teaching chemistry. The “Ouroboros”board game created in “GIPPE” (Interdisciplinary Group of Researching in Teaching Practice) has the general objective to emphasize the importance of providing conditions for the students to learn chemistry by playing. A test with Natural Sciences Undergraduation students was carried out to verify the class performance. A field research methodology was applied to prove its dynamic throughout bibliographic already known in the literature, meaning that games are increasingly effective tools in construction of knowledge, in other words, “Ouroboros” might be a didactic game and instrument that could help in thelearning process and still arouse students social interaction. The main objective of this article was to evaluate the game as a pedagogical resource that makes possible, besides the playfulness, the knowledge of the content in the teaching-learning process in a class of Undergraduate Degree in Natural Sciences.