Este artigo discute as representações de gênero em textos editoriais de jornais de autoria de Clarice Lispector, veiculados pela imprensa paulista no período dentre 1959 e 1960, período histórico de ascensão da classe média, de crescimento urbano, trabalhista e de industrialização, que impactou profundamente os papeis sociais de mulheres e homens da época. Este contexto foi o principal fomentador da produção literária de Clarice Lispector. Publicados no Correio da Manhã, os textos tinham como alvo a mulher adulta, sua sensibilidade, sua beleza e seus papeis no espaço social, num imaginário que pendula, entre a sedução e a virtuosidade e a modernidade e o conservadorismo. Uma discussão sobre a identidade feminina, na modernidade.
This article discusses the gender representations in newspaper editorials by Clarice Lispector, published by the São Paulo press in the period between 1959 and 1960, a historical moment of the rise of the middle class, of urban growth, labor expansion and industrialization, which profoundly impacted the social roles of women and men of the time. This context was the main promoter of the literary production of Clarice Lispector. Published in Correio da Manhã, the texts aimed at adult women, their sensibility, their beauty and their roles in social space, in an imaginary that oscillate between seduction and virtuosity and modernity and conservatism.
Este artículo discute las representaciones de género en textos editoriales de periódicos, de autoría de Clarice Lispector, transmitidos por la prensa paulista en el período entre 1959 y 1960, momento histórico de ascenso de la clase media, de crecimiento urbano, expansión laboral y de industrialización, que impactó profundamente en los papeles sociales de mujeres y hombres de la época. Este contexto fue el principal fomentador de la producción literaria de Clarice Lispector. Los textos, publicados en Correio da Manhã, tenían como objetivo a la mujer adulta, su sensibilidad, su belleza y sus papeles en el espacio social, en un imaginario que oscila entre la seducción y la virtuosidad y la modernidad y el conservadurismo.