Nesse artigo, buscamos relacionar as reflexões de Paulo Freire, enquanto pensador humanista, à questão da diversidade cultural. Primeiramente, exploramos o caráter humanista no seu pensamento, relacionando sua proposta às práticas pedagógicas que valorizam a multiculturalidade. Na segunda parte, abordamos as reflexões de Freire à respeito da cultura depois do exílio, ou seja, como ele construiu seu discurso político-pedagógico a partir de uma leitura própria, diante das outras culturas. Para finalizar, refletimos sobre sua contribuição à educação transcultural, a partir da relação com cinco conceitos centrais: os Círculos de (inter) Cultura, o Método Dialético, o Diálogo, a Consciência Crítica e as Palavras Geradoras.
This article seeks to relate the ideas of Paulo Freire, while humanist thinker, to the issue of cultural diversity. First, we will explore the humanistic character of his thinking, making a link between his proposal and the pedagogical practices that values multiculturalism. In the second part, we will approach Freire's reflections about the culture after the exile, i.e., how he built his political-pedagogical discourse from a reading of its own, in front of other cultures. And finally, we will discuss his contribution to the transculturality of education, based on the relation with five central concepts: Circles of (Inter) Culture, the Dialectical Method, Dialogue, Critical Conscience and Generating Words.
En este artículo, intentaremos relacionar las reflexiones de Paulo Freire, en tanto que pensador humanista sobre la cuestión de la diversidad cultural. En primer lugar, vamos explorar el carácter humanista de su pensamiento, para relacionar su propuesta con las prácticas pedagógicas que promueven la multiculturalidad. En la segunda parte, se discuten las reflexiones de Freire a respecto de la cultura después de su exilio, es decir, cómo se construyó su discurso político-pedagógico desde una lectura de su vida, en frente de otras culturas. Por último, reflexionaremos sobre su contribución a la educación transcultural, a partir de la relación con los cinco conceptos centrales: Círculos de (inter) Cultura, método dialéctico, el diálogo, la Conciencia Crítica y las Palabras Generadoras.