Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pipe

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ISSN: 2318-8839
Editor Chefe: Prof. Dr. José Armando Valente e Profa. Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas
Início Publicação: 11/11/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da computação, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pipe

Ano: 2020 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: K. S. Borges, F. P. T. Noronha, L. Backes
Autor Correspondente: K. S. Borges | [email protected]

Palavras-chave: pensamento computacional desplugado, aprendizagem criativa material concreto

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo analisa uma experiência de desenvolvimento do pensamento computacional desplugado (PCD) com o Projeto Pipe à luz da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Inspirado em blocos de montar, o Pipe tem como objetivo desenvolver as habilidades cognitivas dos estudantes, potencializando o pensamentocríticonaresoluçãodeproblemas. Osdados foram obtidos por meio de diálogos estabelecidos nas relações de aprendizagens, de algoritmos criados a partir da atividade proposta e de registros fotográficos. Evidenciamos a eficácia do uso do material concreto no processo de aprendizagem, a importância do lúdico como um elemento mediador entre o prazer e a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional em situações de resolução de problemas,  gerando novos sentidos para o conhecimento.



Resumo Inglês:

This paper analyzes an experience of creative learning in the developing unplugged computational thinking (PCD) with the Pipe Project based on Jean Piaget's Genetic Epistemology. Inspired by building blocks, Pipe aims to develop students' cognitive skills, enhancing critical thinking in problem solving. The data were obtained through dialogues established in the learning relationships, algorithms created from the proposed activity and photographic records. We highlight the effectiveness of the use of concrete material in the learning process, the importance of playfulness as a mediator between leisure and learning and the development of computational thinking skills in problem solving situations, generating new meanings for knowledge.