A pesquisa como princípio pedagógico: os desafios na práxis docente para ressignificação de conhecimentos.

Revista Insignare Scientia - RIS

Endereço:
Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, - n. 1580 - São Pedro
Cerro Largo / RS
97900-000
Site: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS
Telefone: (49) 2049-3128
ISSN: 2595-4520
Editor Chefe: Rosangela Ines Matos Uhmann
Início Publicação: 20/06/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Física, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Química, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

A pesquisa como princípio pedagógico: os desafios na práxis docente para ressignificação de conhecimentos.

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 3
Autores: Marcia Isabel Gentil Diniz, Leandro Alcasar Rodrigues
Autor Correspondente: Marcia Isabel Gentil Diniz | [email protected]

Palavras-chave: Professor; Pesquisas, Tecnologia de informação e comunicação, Prática pedagógica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Quando se reflexiona sobre uma práxis educativa que atenda as demandas atuais faz-se evidente a falência da transmissão de conteúdos marcada historicamente pela abordagem tradicional. Nesse sentido surgem inquietações, pois o processo de ensino-aprendizagem demanda uma compreensão mais inovadora. A sociedade inaugura novos tempos que pedem novas formas de aquisição de conhecimentos que estabeleçam novas conexões. A relação ensino-aprendizagem se transformou, deixando no passado o retrato de um espaço arcaico tendo o mestre como protagonista cujas estratégias de ensino eram pautadas em aulas expositivas onde o aluno exercia um papel passivo. Hoje se preconiza uma concepção dialógica que concebe a educação como um ato político em transformação. Outro aspecto importante diz respeito à capacitação docente voltada para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Trata-se de um estudo qualitativo de natureza bibliográfica, feito através de revisão narrativa. As discussões e resultados apontam que os professores precisam de suporte para superar suas dificuldades quanto ao uso de TIC; na conjuntura da globalização o professor necessita de capacitação para vislumbrar uma postura com cerne na pesquisa. Faz-se necessário ainda fortalecer políticas públicas de acesso ao mundo digital. A educação precisa se (re) inventar, visando uma sociedade com cidadãos críticos e autônomos.

Resumo Espanhol:

Cuando se reflexionasobre una praxis educativa que respondaa lasdemandas actuales queda evidente el fracaso de la transmisión de contenidos históricamente marcado por el estilotradicional. Como consecuencia surgen preocupaciones,puesel proceso de enseñanza-aprendizaje demanda una comprensión más innovadora. La sociedad abre nuevos tiempos que exigen nuevas formas de adquirir conocimientos paracrearnuevas conexiones. La relación enseñanza-aprendizaje se transformó, dejando en el pasado el retrato de un espacio arcaico con el maestro como protagonista, con estrategias didácticas basadas en clases expositivas donde el alumno desempeñaba un papel pasivo. Hoy se aboga por una concepción dialógica, que concibe la educación como un acto político en transformación. Otro aspecto importante esla formación del profesorado centrada en las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC). Se trata de un estudiocualitativobibliográfico,realizado mediante revisión narrativa. Las discusiones y resultadosdestacanquelos docentes necesitan apoyo para superar sus dificultades en el uso de las TIC; en el contexto de la globalizaciónsenecesita preparación. También se hacenecesario fortalecer las políticas públicas de acceso al mundo digital. La educación necesita (re) inventarse, teniendo como meta unasociedad con ciudadanos críticos y autónomos.