Esta edição resulta do fluxo regular de submissões de trabalhos à revista e inclui dois artigos científicos, um relato de experiência e um resumo de dissertação. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de ensino e pesquisa públicos, de três diferentes regiões da federação (N, NE e S). Os trabalhos envolvem aspectos relevantes da Informática na Educação, situados em vários níveis de educação (da educação básica ao ensino superior), todos conduzidos em espaços educativos formais. As contribuições deste volume para o espaço de discussão da revista foram escritas por dez autores afiliados a quatro universidades IFAP e UFAM da região Norte, UFBA do Nordeste e UFRGS do Sul. O que une esses trabalhos são aspectos envolvendo o ensino de Ciências via diferentes plataformas (Artigo de Lima e Alves e Artigo de Ceratti e Nóbile), o uso da gamificação (Relato de Ribeiro et al. e Resumo de Souza e Dias), a preocupação com o acesso inclusivo (ex. Relato de Relato de Ribeiro et al.) e democrático (ex. Resumo de Souza e Dias). Subjacente a todas as quatro contribuições está o pensamento algorítmico (em suas várias denominações) que, ou são parte constituinte dos trabalhos, ou são elementos que se interpõem ao acesso à tecnologia e à informação. A palavra “algoritmo” já não está mais limitada aos campi universitários; é comum ouvir a palavra em convites nas mídias tradicionais (rádio, tv), e em plataformas digitais de redes sociais: vamos dar um joinha pra treinar os algoritmos? Somemos a essas duas expressões a “inteligência artificial” (IA). Em particular a IA já foi tema em números recentes desta revista (v. 10, n. 2, 2023 e v.9 n.2, 2022); vamos então nos debruçar sobre algoritmos, pensamento algorítmico, e sua relação com plataformas digitais, que embutem também a questão da agência (processamento algorítmico) por artefatos não humanos (a “IA” ou algoritmos de IA).
Esta edição resulta do fluxo regular de submissões de trabalhos à revista e inclui dois artigos científicos, um relato de experiência e um resumo de dissertação. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de ensino e pesquisa públicos, de três diferentes regiões da federação (N, NE e S). Os trabalhos envolvem aspectos relevantes da Informática na Educação, situados em vários níveis de educação (da educação básica ao ensino superior), todos conduzidos em espaços educativos formais. As contribuições deste volume para o espaço de discussão da revista foram escritas por dez autores afiliados a quatro universidades IFAP e UFAM da região Norte, UFBA do Nordeste e UFRGS do Sul. O que une esses trabalhos são aspectos envolvendo o ensino de Ciências via diferentes plataformas (Artigo de Lima e Alves e Artigo de Ceratti e Nóbile), o uso da gamificação (Relato de Ribeiro et al. e Resumo de Souza e Dias), a preocupação com o acesso inclusivo (ex. Relato de Relato de Ribeiro et al.) e democrático (ex. Resumo de Souza e Dias). Subjacente a todas as quatro contribuições está o pensamento algorítmico (em suas várias denominações) que, ou são parte constituinte dos trabalhos, ou são elementos que se interpõem ao acesso à tecnologia e à informação. A palavra “algoritmo” já não está mais limitada aos campi universitários; é comum ouvir a palavra em convites nas mídias tradicionais (rádio, tv), e em plataformas digitais de redes sociais: vamos dar um joinha pra treinar os algoritmos? Somemos a essas duas expressões a “inteligência artificial” (IA). Em particular a IA já foi tema em números recentes desta revista (v. 10, n. 2, 2023 e v.9 n.2, 2022); vamos então nos debruçar sobre algoritmos, pensamento algorítmico, e sua relação com plataformas digitais, que embutem também a questão da agência (processamento algorítmico) por artefatos não humanos (a “IA” ou algoritmos de IA).